Em seu livro, o especialista em distúrbio do sono Cesar Gründling traz dicas para ter uma boa noite de descanso
O fenômeno da alta performance profissional e a pressão contínua por metas e demandas afetou o bem-estar da população, especialmente no que diz respeito ao sono. Enquanto nas redes sociais vende-se a ideia de que dormir menos é melhor para produtividade, a sociedade está pagando o preço pela falta de descanso.
Somente nos Estados Unidos, pesquisas estimam que os problemas relacionados ao transtorno do sono geraram um prejuízo superior a 400 bilhões de dólares. No mundo, o valor supera os 3 trilhões de dólares. Em meio a este cenário, o cirurgião-dentista e especialista em distúrbios do sono, Cesar Gründling, escreveu o livro “Dormir é um ato revolucionário”, no qual desafia os leitores a se rebelar contra a “sociedade da exaustão”. O lançamento ocorreu na noite desta terça-feira, 23, na Livraria Iluminura.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz recebe recital gratuito de canções folclóricas alemãs nesta quinta-feira
Publicidade
Publicada pelo selo Autoridade, da Editora Gente, a obra de 192 páginas foi elaborada a partir de cerca de 200 referências bibliográficas para evidenciar a necessidade do descanso. Nela, o professor santa-cruzense, especialista em neurociência do sono, demonstra como a privação do sono afeta a mente e o corpo, desencadeando problemas físicos, incluindo hipertensão e diabetes, abarrotando o sistema de saúde.
Gründling alerta para o fato de que há pessoas que têm a capacidade de dormir, mas não se dão a oportunidade. Há também aqueles que, mesmo que se deem a chance de descansar, não conseguem, desenvolvendo transtorno do sono. Para o autor, a hiperconexão digital e o capitalismo de alta performance podem ter seus pontos positivos, mas com um alto preço a se pagar. Segundo ele, um dos grandes responsáveis é a insônia situacional, provocada pelo estresse, angústia e preocupação excessiva.
“Ela é uma das mais agressivas, porque você perde a capacidade de dormir e está sempre pensando em alguma coisa que aconteceu no passado, remoendo alguma coisa que te incomodou muito, e sempre preocupado com incertezas relacionadas ao futuro”, detalha Gründling, dentista que há 25 anos trata de pacientes com problemas de bruxismo e outras dores que são sintoma psicossomático relacionados ao estresse que geram a dificuldade de dormir.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Projeto vai oferecer aulas gratuitas de yoga nas quartas-feiras em Santa Cruz
“Comecei a perceber isso com meus pacientes e passei a estudar o sono e como recuperá-lo da melhor forma possível”, acrescenta. No livro, o especialista apresenta os códigos para uma descanso de alta performance, com dicas pontuais para melhorar a higiene do sono. Há também um ritual feito previamente de respiração, que deve ser praticado diariamente. “Quando comecei a usar isso com meus pacientes, notava melhoraram mais rápido e não tinham tanta remissão dos sintomas, porque eles dormiam mais”, afirma.
Desta forma, a obra instiga a população a repensar seus hábitos, aprender a viver nesta sociedade de exaustão e ter uma boa noite de descanso, contribuindo para uma melhor saúde física, mental e emocional. E para aqueles que não sabem o tempo para dormir, o especialista reitera que, segundo a Organização Mundial da Saúde e a Fundação Nacional de Sono Americana, a maioria dos seres humanos precisam de sete a nove horas de sono por noite para se estabelecer.
Publicidade
Os leitores podem adquirir a obra no site oficial da Editora Gente.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.