Santa Cruz do Sul

Estado dá apoio a Santa Cruz para ampliar teto na área da Saúde

O governo do Estado vai apoiar o pleito de Santa Cruz do Sul para ampliar o teto financeiro de média e alta complexidade (Teto Mac), atualmente com um déficit de R$ 8,6 milhões. A definição ocorreu na tarde dessa terça-feira, 16, em Porto Alegre, durante reunião da prefeita Helena Hermany e do secretário municipal de Saúde, Fabiano Dupont, com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

Com a assinatura, na própria reunião, da resolução 014/24 – CIB/RS, superou-se mais um obstáculo que dificultava o incremento dos repasses pelo governo federal, segundo informação da Prefeitura. A prefeita e o secretário devem agora levar a solicitação ao Ministério da Saúde, em Brasília.

LEIA TAMBÉM: Sancionada lei que define revisão de pagamento de serviços do SUS

Publicidade

Outra definição do encontro dessa terça foi a combinação de uma nova parceria entre Estado e Município para a instalação de um Centro de Atendimento em Saúde do TEAcolhe. Nele, uma equipe multidisciplinar deve atender, por mês, pelo menos 150 pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). O Município informou que mais detalhes devem ser anunciados em breve.

Outras questões discutidas no encontro foram situações envolvendo as referências de alta complexidade em neurologia e urologia, que na região estão localizadas nos hospitais de Cachoeira do Sul e de Encruzilhada do Sul.

LEIA TAMBÉM: Hospital São Sebastião Mártir vai participar de estudo nacional para reabilitação de pacientes em UTI

Publicidade

Para Fabiano Dupont, a reunião foi positiva porque a questão do Teto Mac é uma reivindicação muito grande dos hospitais da cidade. E, no seu entendimento, a ampliação trará muitos benefícios no atendimento da população. Já a prefeita Helena Hermany agradeceu à secretária Arita pela receptividade e resolutividade. “Todas as demandas levadas foram agilizadas e despachadas. A ampliação do Teto Mac auxiliará muito os nossos hospitais. E agora teremos o incremento de recursos para oferecer uma estrutura melhor e com mais profissionais no centro de atendimento aos autistas, que já estávamos encaminhando.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.