incidente aconteceu durante a madrugada e deixou o trânsito interrompido ao longo do dia
Foi concluída na tarde dessa quarta-feira 10, a remoção das pedras que deslizaram em uma encosta localizada na Rua João Werlang, no Bairro Belvedere, em Santa Cruz do Sul. O incidente aconteceu durante a madrugada e deixou o trânsito interrompido ao longo do dia, o que exigiu a utilização de desvios.
LEIA MAIS: VÍDEO E FOTOS: pedras deslizam de barranco no Bairro Belvedere
Após o caso, o coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, Anderson Matos Teixeira, disse que a Prefeitura fará um estudo detalhado para definir as medidas mais adequadas para garantir a segurança da localidade e prevenir riscos. Nos próximos dias, a calçada junto à encosta ficará interditada. Nesse período, a Defesa Civil acompanhará o comportamento da área afetada.
Publicidade
Na avaliação das equipes que trabalharam no local, o deslizamento foi provocado pela chuva dos últimos dias. Segundo Teixeira, o lugar já é uma área de risco mapeada pela administração municipal. Sempre que há chuva torrencial ou por muitos dias seguidos, o monitoramento do local é intensificado. Ele salienta que a região do Bairro Belvedere tem um passado de atividades com impacto para a estabilidade das encostas e do solo, como minas e cortes acentuados no terreno.
Uma pedra de grandes proporções teria deslizado da encosta durante a madrugada de ontem, possivelmente entre 2 e 4 horas. Assim que a situação foi notificada, a área foi isolada. O mutirão foi liderado pela Defesa Civil, setor pertencente à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, com o apoio da Guarda Municipal, fiscais de trânsito e Secretaria de Obras e Infraestrutura.
LEIA MAIS: Prefeitura começa remoção das rochas no Belvedere
Publicidade
O trabalho de liberação da pista foi bastante demorado, porque as pedras eram muito grandes e pesadas – estima-se que a maior delas chegasse a 10 toneladas. Por isso, foi necessário o uso de um minirrompedor, para partir as rochas em pedaços menores e carregá-los para fora da via. Para a operação, também foram usados uma retroescavadeira e um caminhão. Conforme o secretário de Obras e Infraestrutura, Edmar Hermany, após a total limpeza da área, a pasta fará reparos no asfalto da via, em pontos que tenham sido danificados pelo impacto das pedras.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.