Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PREVENÇÃO

Estudo vai avaliar medidas em áreas de deslizamento em Santa Cruz

incidente aconteceu durante a madrugada e deixou o trânsito interrompido ao longo do dia

Foi concluída na tarde dessa quarta-feira 10, a remoção das pedras que deslizaram em uma encosta localizada na Rua João Werlang, no Bairro Belvedere, em Santa Cruz do Sul. O incidente aconteceu durante a madrugada e deixou o trânsito interrompido ao longo do dia, o que exigiu a utilização de desvios.

LEIA MAIS: VÍDEO E FOTOS: pedras deslizam de barranco no Bairro Belvedere

Após o caso, o coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, Anderson Matos Teixeira, disse que a Prefeitura fará um estudo detalhado para definir as medidas mais adequadas para garantir a segurança da localidade e prevenir riscos. Nos próximos dias, a calçada junto à encosta ficará interditada. Nesse período, a Defesa Civil acompanhará o comportamento da área afetada.

Publicidade

Na avaliação das equipes que trabalharam no local, o deslizamento foi provocado pela chuva dos últimos dias. Segundo Teixeira, o lugar já é uma área de risco mapeada pela administração municipal. Sempre que há chuva torrencial ou por muitos dias seguidos, o monitoramento do local é intensificado. Ele salienta que a região do Bairro Belvedere tem um passado de atividades com impacto para a estabilidade das encostas e do solo, como minas e cortes acentuados no terreno.

Dez toneladas

Uma pedra de grandes proporções teria deslizado da encosta durante a madrugada de ontem, possivelmente entre 2 e 4 horas. Assim que a situação foi notificada, a área foi isolada. O mutirão foi liderado pela Defesa Civil, setor pertencente à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, com o apoio da Guarda Municipal, fiscais de trânsito e Secretaria de Obras e Infraestrutura.

LEIA MAIS: Prefeitura começa remoção das rochas no Belvedere

Publicidade

O trabalho de liberação da pista foi bastante demorado, porque as pedras eram muito grandes e pesadas – estima-se que a maior delas chegasse a 10 toneladas. Por isso, foi necessário o uso de um minirrompedor, para partir as rochas em pedaços menores e carregá-los para fora da via. Para a operação, também foram usados uma retroescavadeira e um caminhão. Conforme o secretário de Obras e Infraestrutura, Edmar Hermany, após a total limpeza da área, a pasta fará reparos no asfalto da via, em pontos que tenham sido danificados pelo impacto das pedras.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.