Atividades realizadas nessa quarta-feira, na estrutura do Parque da Expoagro, foram dedicadas à aquisição de conhecimento | Fotos: Vanessa Behling
Cerca de 540 safreiras da ProfiGen, empresa produtora de sementes de tabaco, reuniram-se numa atividade especial voltada ao autocuidado, ao fortalecimento da autoestima e à valorização feminina. O encontro, realizado nessa quarta-feira, 15, no Parque da Expoagro Afubra em Rincão Del Rey, Rio Pardo, proporcionou aprendizados e integração entre as colaboradoras de Vera Cruz, Pantano Grande, Rio Pardo e Santa Cruz do Sul. Elas participaram de oficinas coordenadas por representantes de oito cursos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
O evento é uma das atividades desenvolvidas pelo programa de responsabilidade social da empresa. O Mulheres Girassol, criado em 2020 a partir do projeto de mestrado da gerente de Pessoas e Cultura da ProfiGen, Juliana Ávila, tem o objetivo de tratar situações ligadas à vulnerabilidade social das trabalhadoras e à normalização da violência doméstica.
LEIA TAMBÉM: Região já cumpre lei que amplia a compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar
Publicidade
Ela enfatiza que o pilar é o fortalecimento do potencial e da compreensão do cuidado com a própria saúde. “Abordamos a questão do desenvolvimento da liderança dessas mulheres para que elas entendam que podem tudo o que quiserem”, frisa. “São pessoas que sustentam as suas famílias e vivem nessa vulnerabilidade por uma dependência emocional, muitas vezes por não acreditarem no seu potencial.” As temáticas trabalhadas partem do princípio de que para cuidar de outra pessoa, primeiro é preciso saber cuidar de si.
Contratadas anualmente por um período de cerca de 90 dias, entre agosto e dezembro, as mais de 500 colaboradoras temporárias têm um dia dedicado a elas, com orientações, palestras e ações de valorização e de integração com todos os trabalhadores da empresa.
LEIA TAMBÉM: Dia da Mulher Rural: liderança em expansão
Publicidade
Para o próximo ano, Juliana adianta que o objetivo é reunir também as mulheres produtoras de tabaco. “O ponto todo é fazer uma ponte entre essa mulher que produz a semente do tabaco e a mulher do produtor, que recebe a semente e planta e acaba sustentando a sua família. Já dando spoiler, esse é o programa do ano que vem.”
Eliane Nascimento, 44 anos, é moradora do Bairro Senai, de Santa Cruz, e está na ProfiGen desde 1998. Uma das primeiras participantes do Mulheres Girassol, ela destaca a importância do programa para seu desenvolvimento pessoal.
“Para mim o projeto é maravilhoso, mudou muita coisa. Antes eu pensava mais nos outros, e a partir das vivências, passei a pensar mais em mim”, disse. “E isso reflete no ambiente familiar, eles aprendem comigo. Primeiro é preciso se valorizar, para depois também cuidar dos outros.”
Publicidade
Sobre o dia de integração, Eliane destacou o aprendizado como maior ganho. “É uma oportunidade para aprender a se cuidar mais, a passar essas informações aos outros, e também para trocas e maior integração com os colegas.”
LEIA TAMBÉM: Projeto propõe criação de programa de vale incentivo ao produtor rural em Santa Cruz
Daiane dos Santos, 43 anos, moradora de Cerro Alegre Baixo, trabalha na empresa desde 2010. Para ela, no evento ontem, a estação do curso de Fisioterapia foi a que mais a impactou.
Publicidade
“Foi a que eu mais gostei, principalmente a parte da ginástica, considerando que ficamos muito tempo de pé”, afirmou. “Eles passaram a importância de se movimentar, procurar melhores posições. São ensinamentos que vamos poder aplicar no dia a dia.”
Daiane salientou o quanto as atividades do programa têm sido edificantes. “Para mim é muito importante. Adoro. Desde que comecei a participar dos grupos e de palestras e a fazer cursos, como o de culinária, me sinto mais valorizada pela empresa em que trabalho”, salientou. “Eu nunca tive isso antes e agora, em meio à rotina, temos oportunidades de fazer coisas diferentes.”
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.