Santa Cruz do Sul

Expectativa é positiva para as vendas de Dia das Mães

O índice de confiança do comércio apresentou elevação em abril. Medido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), ele é considerado um “termômetro” de vendas e é reflexo da redução no índice de inflação medido no último mês. A expectativa é de que essa diminuição impacte de maneira positiva nas vendas para o Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante no calendário anual do varejo.

O fechamento do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 4,65% em abril, 0,10% abaixo da meta do Banco Central para o mês, revigorou a confiança do comércio para maio, período em que se comemora o Dia das Mães. A projeção feita em nível nacional dá novo ânimo ao lojista que espera uma boa venda com a data. O indicador – confiança – atingiu o maior nível desde novembro do ano passado.

LEIA TAMBÉM: Aapecan promove o 12º Chá de Dia das Mães; veja como comprar

Publicidade

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, os fatores inflação mais baixa e confiança em alta serão os elementos para alavancar as vendas neste momento. “Estamos falando da segunda data mais importante do ano. Para alguns ramos de comércio, é a principal época. Esse movimento favorável da economia – mesmo que discreto – com a redução do IPCA mostra que deveremos ter boas vendas no período”, projeta o dirigente.

A avaliação positiva do presidente do Sindilojas é confirmada pelo economista-chefe da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), Oscar Frank. “Mesmo com as dificuldades existentes, como juros altos e inadimplência, as pessoas estão dispostas a presentear na data, por conta da questão afetiva que o Dia das Mães traz”, avalia Frank. Ele deixa como dica para o varejo a oferta de produtos de valor mais baixo e condições facilitadas de pagamento aos clientes.

LEIA TAMBÉM: Comércio de Santa Cruz se destaca pela diversidade e pelos profissionais

Publicidade

O presidente do Sindilojas-VRP salienta a importância do treinamento das equipes e o uso de ferramentas alternativas de venda, como os canais digitais. “A vitrine da loja é também virtual. Quem ainda não usa estas diferentes plataformas e próprio WhatsApp para venda precisa entrar nesse segmento logo. É preciso também estar atento ao comportamento do cliente no balcão. Por isso, torna-se importante preparar os colaboradores para a finalização da venda”, recomenda.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.