Agronegócio

Expedição Os Caminhos do Tabaco: trabalho conjunto para reduzir custos

A propriedade rural é uma indústria a céu aberto. Esse conceito tem ganhado cada vez mais adeptos e passado a fazer parte do cotidiano dos produtores. Assim, além de pensar em época e técnicas para o plantio e a colheita e de torcer para que o clima ajude, os integrantes do setor primário devem ter boa noção de gestão.

Como ocorre nas empresas tradicionais, enquanto se trabalha para aumentar a receita, é importante também agir para reduzir as despesas. As ideias inovadoras, com base nas técnicas de ESG (sigla em inglês para critérios ambientais, sociais e de governança), viram um desafio para os produtores.

Publicidade

LEIA MAIS: O olhar do produtor: um dia de estrada

Na localidade de Cerro Canhadão, interior de Irati, no Paraná, a família Specht dá exemplo de que é possível aumentar a rentabilidade, com base na redução de custos, além do cuidado com a lavoura. O pai Ademar Edison Specht e o filho Edson Matias Specht colocam a mão na massa e criam implementos, além de montar estruturas como a cobertura metálica do galpão.

Ao se desafiarem, conseguiram uma redução superior a 40% nos custos. Esse recurso economizado pode virar mais insumos ou equipamentos, para incrementar o potencial de rentabilidade da propriedade. Mas essa técnica funciona porque ambos trabalham com a mente aberta, cientes de que, eventualmente, a boa ideia pode vir do outro. Apresentam as opiniões, colocam no papel e observam o que pode ser mais interessante.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Expedição Os Caminhos do Tabaco: a família que se dedica à produção há 56 anos

Exemplo positivo de sucessão rural no tabaco

Os Specht atuam na propriedade desde 2003. O tabaco tem sido o carro-chefe, que garante a lucratividade para implementar outros cultivares. Exemplo disso são a soja e o milho safrinha. Começaram com os pais, Ademar e Luíza, tendo continuidade com o filho Edson. A filha mais velha do casal também planta tabaco, mas em outra área.

Edson casou-se com Jaqueline. Ele tem 22 anos e ela fez 20 na segunda-feira, 9. Ambos já construíram uma casa confortável ao lado dos pais do jovem e têm dado sequência ao trabalho. Dedicam-se e os resultados aparecem em mais estrutura e qualidade de vida.

Publicidade

LEIA MAIS: Expedição Os Caminhos do Tabaco: três estados do Sul em um dia de viagem

O bom exemplo parece que tem sido acompanhado por outros tantos na localidade. Segundo o produtor, entre 60% e 80% de seus colegas de aula no Ensino Médio, continuam na produção rural, em especial no tabaco.

LEIA MAIS DA EXPEDIÇÃO OS CAMINHOS DO TABACO

Publicidade

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.