Marcio Souza, Alan Toigo e Giovane Weber partem na manhã deste domingo
O Brasil é um país mantido pela força do agronegócio. Desde a agricultura familiar, em pequenas propriedades, até os grandes produtores em seus latifúndios, todos têm participação fundamental no desenvolvimento econômico da nação, garantindo geração de renda e empregos. Vai além do campo, porque as pessoas do meio rural garantem a movimentação de segmentos como comércio, serviços e indústria.
Mesmo assim, falta incentivo para a permanência dos jovens no setor primário. A dificuldade da sucessão tornou-se um problema para todas as cadeias produtivas. Garantir que o jovem estude, amplie seu conhecimento e passe a aplicar o que aprendeu para que a propriedade seja ainda mais rentável é um desafio a ser vencido.
LEIA MAIS: Produtor rural colhe repolho de quase quatro quilos em Venâncio Aires
Publicidade
As lavouras de tabaco, porém, têm conseguido importantes conquistas, fazendo com que duas, três e até quatro gerações sigam na propriedade, mantendo o hábito da produção. E os resultados são muito positivos, fazendo com que esses jovens tenham qualidade de vida muito superior à que teriam caso migrassem para o meio urbano, em busca de trabalho.
Encontrar bons exemplos de sucessão é o compromisso da equipe da 11ª Expedição Os caminos do Tabaco. O editor de política e economia da Gazeta Grupo de Comunicações, Marcio Souza; o agroinfluencer e produtor de tabaco Giovane Luis Weber e o responsável pelas fotos e vídeos, Alan Toigo, das páginas Por Dentro da Safra e Fumicultores do Brasil, partirão na manhã deste domingo, 8, para relatar as histórias que passaram de pai para filho e têm tido sucesso.
LEIA TAMBÉM: Encruzilhada do Sul realiza a primeira Vindima; veja detalhes do evento
Publicidade
Além disso, será reforçado o caminho percorrido pelo tabaco, desde a pequena propriedade até se transformar em um dos grandes produtos de exportação brasileira. O país é o maior fornecedor do mundo há mais de 30 anos.
A saída da equipe da Expedição Os Caminhos do Tabaco será por volta das 8 horas deste domingo, 8. O primeiro destino será o município de Paulo Frontin, no Paraná, onde será o pernoite. São mais de 400 quilômetros de distância de Santa Cruz do Sul.
LEIA MAIS: Arroio do Tigre recebe rodada de assinaturas para fortalecer a economia do campo
Publicidade
Em solo paranaense, dois locais serão visitados. O primeiro em Rio Azul, na propriedade do casal Marcio e Cristiane Mikoski. Ele tem 29 anos e ela 26, com a filha Antonela, que ainda não completou 2 anos. Depois o destino é Irati, município a 34 quilômetros de Rio Azul. Os anfitriões serão Edson Matias Specht, 22, e Jaqueline Pires da Silva, que completará 20 anos no dia em que a Expedição estará na propriedade.
Dali, o destino é Canoinha, em Santa Catarina, para pernoite, e depois a equipe encara um dia de viagem até Araranguá. Santa Rosa do Sul e São João do Sul serão os municípios catarinenses em que propriedades receberão o trio. Em solo gaúcho, os destinos são Camaquã, São Lourenço do Sul e Pelotas. O encerramento será no Vale do Rio Pardo, em Santa Cruz do Sul e Sinimbu.
LEIA TAMBÉM: Sinimbu abre inscrições para o Programa Máquina na Propriedade na próxima segunda
Publicidade
Giovane Weber – produtor de tabaco, Alan Toigo – fotos e vídeos
Estamos iniciando mais uma expedição com a Gazeta. Temos a expectativa e reconhecemos o compromisso de mostrar essas propriedades e valorizar essa agricultura tão importante. Temos o foco deste ano que é a sucessão familiar, ou seja, propriedades em que os jovens dão continuidade ao processo na própria propriedade ou em outra nova.
Mesmo com todos os problemas e as situações por que o agricultor passa, eles optaram por permanecer na agricultura e tendo o tabaco como base. Esses oito locais que visitaremos na semana, com mais de 2 mil quilômetros a serem percorridos nos três estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), mostrarão oito propriedades diferentes, pois nenhuma é igual à outra. Cada uma com seu jeito de trabalhar, cada região com um clima diferente.
Publicidade
LEIA MAIS: Nova rodada de negociações do preço do tabaco tem data marcada; veja
Será uma semana intensa, de muito trabalho, muito chão para percorrer e uma grande satisfação: colocar jovens casais na mídia, valorizando eles na fumicultura, que é algo tão importante para o nosso Sul do Brasil. Convidamos a todos que acompanham a Gazeta, às rádios que vão estar interagindo com nossa viagem e também aos seguidores das minhas plataformas nas redes sociais a nos acompanhar a partir deste domingo, 8, quando saímos de Santa Cruz do Sul rumo ao Paraná. Ali, na segunda-feira, 9, começaremos nossa Expedição em Rio Azul, visitando a primeira propriedade rural.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO
This website uses cookies.