Agronegócio

Expointer 2025: fim de semana será de disputas e vendas

A abertura oficial da 48ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, reforçou na sexta-feira, 30, a importância do campo e as possibilidades de um futuro promissor para o setor agropecuário. Em seu discurso, o governador Eduardo Leite destacou as ações do Executivo em apoio aos produtores rurais e na ampliação das condições de produção no Estado.

“A dor dos nossos produtores é real, marcada por dívidas que se acumularam depois de sucessivas estiagens. Essas demandas justas não podem ser ofuscadas ou capturadas por tentativas de capitalização político-eleitoral, porque o que está em jogo é o futuro do nosso agro e da nossa economia”, afirmou Leite.

LEIA TAMBÉM: Vera Cruz conquista “Oscar da Agroindústria Familiar” na Expointer 2025

Publicidade

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, reforçou o papel como espaço de transformação e esperança. “Cada dívida não paga, cada safra perdida é também um golpe no coração do produtor que se considera responsável pela família e teme falhar em seu papel. Mas hoje não estamos aqui para nos afundar na dor, e sim transformá-la em força. A Expointer existe para isso, ser o palco onde a esperança se faz presente, a recuperação encontra elementos concretos, a solidariedade e as soluções começam a germinar”, afirmou Brum.

O fim de semana será de disputas, em diferentes categorias de animais, e de comercialização, sobretudo no espaço dedicado à agricultura familiar, que atrai visitantes de todo o Estado.

Freio de Ouro define campeões

Após preparação, treinos e disputas nas classificatórias, a comunidade crioulista se volta para o momento mais aguardado do ano: a grande final do Freio de Ouro. A decisão ocorrerá neste sábado, na Arena do Cavalo Crioulo.

Publicidade

“Será um Freio histórico. Foram quase mil animais correndo nas classificatórias, por isso não temos favoritos. Todos chegam com altas médias. Tivemos grandes animais na Norte, excelentes animais na Sul e uma classificatória aberta com as maiores médias do circuito”, afirma o vice-presidente de Modalidades Seletivas e Exposições Morfológicas, André Luiz Narciso Rosa.

As provas definirão, entre os 96 conjuntos inscritos, os vencedores do Freio de Ouro, Prata, Bronze e Alpaca. A disputa é considerada um dos três pilares da Raça Crioula, ao lado da Marcha da Resistência e da Morfologia.

LEIA TAMBÉM: COP 11 mobiliza debates sobre tabaco na Expointer

Publicidade

Rosa destaca que, na grande final, além dos conjuntos brasileiros, correrão 15 que se habilitaram nas classificatórias internacionais (oito da Argentina e sete do Uruguai). “Trata-se de uma gama de apresentações e um nível profissional maravilhoso. Esperamos uma grande festa, digna do momento da Raça Crioula”, acrescentou.

As etapas da final do Freio de Ouro iniciaram-se na terça-feira, 2, e se desenrolaram durante a semana, com Morfologia, Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas, Mangueira I, Campo I, Mangueira II, Bayard/Sarmento e Campo II.

Indicados pelo Colégio de Jurados e homologados pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT), os responsáveis pela avaliação das fêmeas foram Mário dos Santos Suñé, Rodrigo Diaz de Vivar e Telmo de Oliveira Peixoto. Na categoria machos, a tarefa foi de Carlos Marques Gonçalves Neto, Federico Arguelles e Francisco Kessler Fleck, tendo Luciano Corrêa Passos como jurado reserva.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE AGRONEGÓCIO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.