Cavalos de diversas partes do Rio Grande do Sul e também de outros Estados competiram em categorias da associação nacional
O Núcleo dos Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Cruz do Sul (NCCC) realizou nessa sexta-feira, 16, e sábado, 17, uma exposição morfológica entre os exemplares da raça. A mostra ocorreu no Parque de Eventos e recebeu mais de 80 animais oriundos de diversas partes do Rio Grande do Sul e até de outros Estados. Por se tratar de uma competição oficial, os cavalos vencedores somaram pontos no ranking da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC), utilizado como índice classificatório para diversos eventos relativos.
Conforme o presidente do NCCC Santa Cruz, Leonel Severo, os 84 animais competiram em dez categorias oficiais da associação nacional e também em alguns incentivos, que não são provas oficiais. Cada uma dessas categorias teve um campeão: ao final do evento, foi realizado o grande campeonato, onde foram premiados os quatro melhores machos e as quatro melhores fêmeas. A última prova consistiu na seleção do melhor exemplar da raça, reconhecendo o melhor cavalo crioulo presente no evento na avaliação do jurado Luís Augusto Weber.
LEIA TAMBÉM: Desfile Farroupilha de Santa Cruz contará com mais de 20 entidades
Publicidade
Além da grande presença dos criadores e do público, Severo destaca o empenho dos envolvidos para a realização da exposição. “Além da questão cultural, tem também o amor dos proprietários pelos animais. É um investimento muito grande”, observa. Reforçou ainda a importância cada vez maior de Santa Cruz no circuito, seja com eventos ou com os cavalos das cabanhas locais que estão sendo reconhecidos e premiados em diversas competições. Com tudo isso, o cenário se fortalece cada vez mais.
A quantidade de inscritos evidencia essa relevância. “Em exposições de interior, é bem difícil reunir animais e o nosso número é bem expressivo”, afirma. Explica ainda que a ABCCC exige um número mínimo de cavalos participantes para que a mostra seja considerada oficial e possa contabilizar pontos para o ranking. “Temos uma campeã e uma finalista e favorita ao Freio de Ouro deste ano presentes aqui, então você pode ver como o nível está alto.” Enfatizou também o grande potencial dos animais jovens e o futuro garantido da raça para os próximos anos.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: solenidade marca o início da Semana Farroupilha em Santa Cruz
Publicidade
Outro ponto citado pelo presidente do NCCC local diz respeito ao Parque de Eventos. Para ele, a estrutura é boa para sediar iniciativas como essa, mas algumas melhorias poderiam ser feitas. “Tem projetos para o futuro, mas sabemos que isso depende do poder público e não de nós.”
LEIA MAIS: ÁUDIO: Semana Farroupilha deve retornar aos moldes pré-pandemia neste ano
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
This website uses cookies.