Educação

Faculdade do Comércio visa qualificar os profissionais do varejo

O Vale do Rio Pardo agora conta com uma instituição de ensino totalmente voltada para o setor varejista. Trata-se da Faculdade do Comércio, instalada no Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP). O lançamento do primeiro polo regional no interior do Rio Grande do Sul foi realizado na noite dessa terça-feira, 7, na sede da entidade, em Santa Cruz do Sul. As matrículas já estão abertas – com mensalidades a partir de R$ 170,00 – e as primeiras turmas começam em fevereiro de 2024.

Estão disponíveis 16 cursos, em formato de ensino a distância, com abrangência em diferentes áreas de atuação para a capacitação técnica e acadêmica dos trabalhadores. Na graduação, é possível estudar Ciências Contábeis, Gestão em Recursos Humanos, Gestão Comercial, Sistemas para Internet, Gestão Logística, Marketing, Comércio Exterior, Gestão Financeira e Gestão Comercial: extensão em Material de Construção. 

LEIA MAIS: Santa Cruz terá polo da quinta melhor faculdade privada do Brasil

Publicidade

Já a pós-graduação engloba as seguintes categorias: Gestão de Projetos, Comércio Exterior e Negócios Internacionais, Logística Empresarial e Estratégica, Gestão Estratégica de Negócios, Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança, Negócios e Marketing Digital e Gestão Financeira e Controladoria. 

A maioria dos cursos de graduação tem, em média, dois anos e meio de duração. Já na pós-graduação, o período é de 18 meses. A instalação do polo local foi possível graças a uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), responsável por desenvolver a FAC no Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM: Renegociações de dívidas do Fies começa nesta terça-feira

Publicidade

Para o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, a chegada da faculdade é um marco e atenderá a uma das principais demandas dos estabelecimentos comerciais: a capacitação dos trabalhadores. “Trata-se de um pleito antigo do nosso comércio. E quis o destino que, nos 60 anos da entidade, a gente possa dar assistência a uma dificuldade que os estabelecimentos enfrentam. Vamos fortalecer o setor, não só em Santa Cruz do Sul, mas em toda a região do Vale do Rio Pardo”, enfatizou. 

À distância, mas com espaço para atividades presenciais

A responsável pela operação da Faculdade do Comércio em solo gaúcho, Elisa Pesa, destaca que o ensino à distância aproxima a capacitação de mais pessoas. “Sabemos que a dinâmica do dia a dia é muito complexa, com uma rotina cada vez mais atribulada e difícil, especialmente para quem trabalha no comércio. Quantos conseguem parar o trabalho e ir para a aula? Então, o EaD é um facilitador e possibilita que o aluno estude de onde ele quiser”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: MEC descarta cancelamento do Enem após suposto vazamento de imagens

Publicidade

Porém, mesmo com o foco no EaD, os alunos terão um espaço físico para os estudos no polo da faculdade, localizado no Sindilojas. Lá, vão dispor de computadores e apoio para realizar aulas complementares e as provas, que precisam ser feitas presencialmente duas vezes por semestre. “Esperamos que, com o sucesso da operação aqui de Santa Cruz, o polo em breve seja ainda maior”, destacou Elisa.

O espaço leva o nome de Romeu Schneider, atual vice-presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e um dos conselheiros fiscais do Sindilojas. A homenagem foi prestada para enaltecer o trabalho dele no sindicato, onde atua há 27 anos, desde quando ingressou como diretor administrativo. Além da honra recebida, Schneider evidencia a novidade para a região, uma oportunidade para os comerciantes e trabalhadores desenvolverem ainda mais o setor varejista.

LEIA TAMBÉM: Uergs divulga vagas em Santa Cruz e apresenta novo sistema de ingresso na graduação; veja

Publicidade

“Sempre considerei que o comércio, não só em Santa Cruz do Sul, mas em outros lugares, possui deficiência no atendimento, porque é uma questão muito técnica, de dedicação e domínio daquilo que se vende. E o vendedor precisa trazer novidades para o cliente”, disse Schneider. “Achava que não havia cursos voltados para a área e que Santa Cruz do Sul necessitava de uma faculdade do comércio. E hoje, felizmente, isso está se concretizando.”

Saiba mais

A Faculdade do Comércio possui 2 mil alunos em polos espalhados em 13 estados brasileiros. Em 2022, a instituição foi eleita a quinta Melhor Faculdade Privada do Brasil pelo Guia da Faculdade do Estadão, considerado um dos mais relevantes rankings do Ensino Superior nacional. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL POA), o objetivo é expandir para todas as macrorregiões do Rio Grande do Sul em 2024. 

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.