Luana (primeira à esquerda): situação vivida em Santa Cruz do Sul é inédita para ela
Com o objetivo de avaliar a alimentação e a nutrição de crianças brasileiras, o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) encontra-se em nova fase em Santa Cruz do Sul. No momento, a pesquisa busca visitar famílias residentes na área central do município. Mas segundo a pesquisadora Luana Solf, na região tem sido um desafio concluir a etapa. “Está sendo muito difícil. Tentamos contato, mas os moradores não nos recebem, alegando que não têm conhecimento da pesquisa.”
Os trabalhos, com início em 2024, continuam em 75 municípios brasileiros, incluindo a coleta de dados em Santa Cruz do Sul. Por aqui, cinco regiões são contempladas. Nos bairros Santa Vitória, Faxinal Menino Deus e Arroio Grande e no Loteamento Ohland, as visitas foram concluídas com sucesso. Apenas o Centro segue apresentando dificuldades de acesso.
LEIA TAMBÉM: Câmara destina R$ 360 mil para quartos no Hospital Regional de Rio Pardo
Publicidade
“É importante destacar que a pesquisa não é da Prefeitura, mas do Ministério da Saúde. Trabalho com isso há muitos anos e nunca passei por situação como essa”, desabafa Luana.
Moradores ou síndicos que desejarem participar da pesquisa, que é gratuita, podem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 9512 7783. No total, são dez famílias por setor que tenham crianças de até seis anos de idade. “Pode ser em qualquer dia da semana ou horário. É muito importante que a gente possa entregar um bom resultado, pois por meio desses estudos podem ser criadas políticas públicas no futuro”, afirma Luana Solf.
A entrevistadora está identificada com camisa e crachá contendo o nome e sua fotografia, além do logotipo do Ministério da Saúde e do Enani. O coordenador da pesquisa no Estado, Ernesto Saraiva, esteve em Santa Cruz do Sul para divulgar a realização do trabalho. Uma reunião também foi feita com a Secretaria Municipal de Saúde, na qual se falou a respeito dessa atividade.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Governo do Estado lança edital de até R$ 30 milhões para atrair empresas de hidrogênio verde
Santa Cruz do Sul está entre os dez municípios gaúchos e 124 brasileiros que integram o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), inquérito domiciliar que vai produzir um retrato atualizado da nutrição infantil no País. O estudo do Ministério da Saúde é conduzido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
As equipes visitarão 15 mil famílias no Brasil para avaliar as práticas de aleitamento materno e alimentação complementar, o consumo alimentar, o estado nutricional antropométrico infantil e a deficiência de micronutrientes em crianças de até 6 anos e suas mães.
Publicidade
Além da UFRJ, participam da coordenação da pesquisa a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e as universidades federais do Pará (UFPA), do Paraná (UFPR) e de Goiás (UFG). O estudo dispõe de linha telefônica gratuita para tirar dúvidas da população – 0800 888 0022. Detalhes também podem ser acessados no site https://enani.nutricao.ufrj.br/.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.