ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Feira do Livro conta com obras de escritores de todas as idades

ads3

Trajado de detetive, Luis Henrique, 11 anos, apresentou detalhes de seu primeiro livro

ads4

Sentado em uma mesa no espaço dos escritores, na Feira do Livro, ele chamava a atenção. Trajado como um detetive, com uma lupa na mão, Luis Henrique Poletto, de 11 anos, foi um dos destaques da manhã desse sábado, 3, no evento literário. Conversou com o público, interagiu, deu autógrafos e detalhou à Gazeta do Sul o enredo da primeira obra.

O Mistério das Sete Xícaras, lançado em abril deste ano, narra uma história de emoção, mistério, aventura e suspense. Mais do que isso, faz o leitor mergulhar na investigação de um crime que chocou uma comunidade do interior. Após o roubo de sete xícaras de ouro, um inspetor de polícia passa por uma dezena de perrengues para tentar solucionar o delito e localizar o ladrão.

ads6 Advertising
Semana começa com programação intensa na Feira do Livro; confira

Publicidade

“Tem perseguição, o inspetor é preso em uma conspiração, ele invade locais proibidos. É uma história bem envolvente”, instiga o escritor. Nascido em Arroio do Meio, no Vale do Taquari, Luis é aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Beda Körbes. Ele conta que começou a escrever pequenos contos e histórias aos 6 anos. “Sou apaixonado pelos livros da Agatha Christie. Isso fomentou minha vontade de escrever um livro de mistério”, salientou o jovem de 11 anos. “Ler livros aumenta a nossa criatividade, o que é essencial para qualquer trabalho. Nos dá sonhos e também conhecimento.”

Luis Henrique Poletto já está escrevendo a segunda obra. “Não posso revelar muitos detalhes, mas veremos personagens deste primeiro livro nesse outro também”, indicou. O Mistério das Sete Xícaras está disponível para venda na Feira do Livro por R$ 20,00.

ads7 Advertising
FOTOS: domingo registra praça lotada em prestígio à 33ª Feira do Livro

Publicidade

Bancas cheias no sábado

Benício com a mãe Lucimara: incentivo para a leitura | Foto: Alencar da Rosa

O público compareceu em peso no sábado pela manhã à Feira do Livro. O clima ameno e de sol fez as bancas ficarem cheias. Em uma delas, o jovem Benício Blank da Silva, de 8 anos, saiu com um livro de mangá embaixo do braço. Ao lado da mãe, a massoterapeuta Lucimara Blank, de 38 anos, ele foi ao evento adquirir obras. “Gosto muito de ler, e atualmente tenho gostado de mangá”, disse ele, referindo-se às histórias em quadrinhos desenhadas no estilo japonês.

Benício estuda no terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, em Santa Cruz, e já ganhou dois certificados do Elefante Letrado, que é uma plataforma de leitura para incentivar as crianças à literatura. Para a mãe, os pais devem fazer o mesmo e levar os filhos à Feira do Livro. “Às vezes, ele pode achar cansativo, mas lembro que ler vai fazê-lo aprender mais, falar melhor”, disse ela.

ads8 Advertising
Feira do Livro nem sempre foi em setembro: relembre a edição de 1996

Publicidade

E a mãe viu esse fator ser importante na prática. “Anos atrás, ele cometia alguns erros de troca de palavras. Com a leitura, percebia esses erros. Hoje incentivo ele a fazer a interpretação do texto, o que é superimportante e vai ajudar no futuro. E também peço para ele escrever um resumo, o que melhora a escrita”, explicou Lucimara.

LEIA MAIS: Expectativa de vendas de livreiros é positiva

Tradição em vender obras literárias

Livreiro Abel Perez | Foto: Alencar da Rosa

Há mais de uma década, os leitores que frequentam a Feira do Livro de Santa Cruz do Sul se deparam com uma presença constante nesse evento. É Abel Perez, livreiro da Estação Cultura, de Porto Alegre, que é igualmente uma das bancas mais tradicionais da Feira do Livro da Praça da Alfândega, na capital. Em tempo integral, ele também atende o público na livraria na Rua da Ladeira.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta