Santa Cruz do Sul

Festa com casamento caipira anima o Cras Beatriz, no Bairro Santa Vitória

Com casamento caipira, danças, música e muita animação, o clima de festa junina tomou conta do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Beatriz Frantz Jungblut, situado no Bairro Santa Vitória, nesta quinta-feira, 22.

Carlos Cardoso, de 65 anos, era um dos mais animados do festejo. Ele não mediu esforços para fazer o papel da noiva Rosinha Encalhada, enquanto a colaboradora Gislaine Camargo, de 31, representou o gracioso noivo Zé do Brejo – uma iniciativa em alusão à Semana da Diversidade, para reforçar a importância de todos serem respeitados em suas diferenças e particularidades.

Iniciativa também reforçou a importância do respeito às diferenças e particularidades. A ideia foi dos próprios idosos participantes | Foto: Isadora Oliveira/Divulgação

LEIA TAMBÉM: Bairro São João promove festa junina neste sábado

Publicidade

A encenação do casamento ocorreu no fim da manhã e contou com dez personagens caracterizados. Durante a tarde, a comemoração seguiu no mesmo clima. Coordenados pelas equipes do Cras e da Associação de Projetos Educacionais e Sociais para Crianças e Adolescentes (Aesca), os grupos infantojuvenis e idosos assistidos pela instituição fizeram toda a produção da festa de São João, com figurinos, bandeirinhas e comida típica para todos os gostos – bolo de fubá, broa, pipoca, pinhão, cri-cri e até canjica fizeram parte do cardápio.

As preparações para a apresentação teatral começaram há dois meses, com ensaios orientados pela servidora Silmara Noronha. Ela é responsável pelos grupos de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que contempla os bairros Faxinal Menino Deus, Santa Vitória, Loteamento Beckenkamp e Residencial Viver Bem.

LEIA TAMBÉM: Clima de festa junina ganha espaço no comércio de Santa Cruz

Publicidade

Segundo ela, a ideia de que o vovô Carlos fizesse o papel da noiva partiu dos próprios idosos, depois que as equipes trabalharam com eles, com as crianças e adolescentes o tema LGBTQIA+, ensinando a importância do respeito a todas as pessoas, independentemente de idade, gênero, classe, raça ou orientação sexual. “Em anos anteriores, os casamentos caipiras sempre eram no formato tradicional”, recorda.

Grupos infantojuvenis e da maturidade fizeram toda a produção da festa de São João | Foto: Isadora Oliveira/Divulgação

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, acompanhou as atividades. Ela destacou que o fortalecimento das atividades que transmitem valores e integram as diferentes gerações sempre receberá incentivo nas ações do governo. “Isso é qualidade de vida, é amor, é respeito e cuidado com a saúde física e mental de todos”, complementou.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.