Agronegócio

Fiergs apresenta estudos de irrigação no Estado

Projetos de irrigação no Rio Grande do Sul devem se tornar políticas de Estado independentes de governos. Diante dessa constatação, a Federação das Indústrias do Estado (Fiergs) recebeu, segunda-feira, 19, o novo presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito, em reunião conjunta dos Conselhos de Articulação Parlamentar (Coap), da Agroindústria (Conagro), de Meio Ambiente (Codema) e de Infraestrutura (Coinfra). “É uma pauta que interessa a todo o Rio Grande do Sul, não se trata apenas de uma questão da indústria, envolve segurança alimentar e a permanência do jovem no interior”, disse o presidente da Assembleia. Ele reforçou que esse tema será prioritário em sua gestão à frente da Casa Legislativa.

Brito ouviu dos coordenadores do Coap, Cláudio Bier; do Conagro, Alexandre Guerra; do Codema, Newton Battastini, e do Coinfra, Ricardo Portella, sugestões para viabilizar avanços nas discussões de pautas que incluam a necessidade de produções agrícolas irrigadas. Isso favorece a produtividade, a qualidade dos grãos, aumenta a produção estadual e garante a estabilidade de fornecimento de matérias-primas à agroindústria gaúcha.

LEIA TAMBÉM: Lavouras de soja têm sinais de estresse hídrico; entenda a situação

Publicidade

Em suas apresentações, os especialistas elencaram números que demonstram haver “um caminho de possibilidades para alavancar o aumento da produção a partir de áreas e culturas irrigadas”, como lembrou Luiz Antônio Bins, consultor técnico que ajudou a elaborar o Fundopem.

A soja, por exemplo, conta com apenas 2,38% de cultivo a partir de métodos irrigados – segundo dados da Radiografia da Agropecuária Gaúcha. Todavia, nessas plantações, o aumento da produtividade verificado alcança 82% quando comparadas às áreas de sequeiro. No caso do milho, apenas 11,6% das lavouras apresentam algum tipo de mecanismo de fornecimento de água às plantas, com acréscimo de 199,7% no total da colheita.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE AGRONEGÓCIO

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.