Santa Cruz do Sul

Filas e movimento intenso no comércio marcaram o último dia de 2025

Ainda que Santa Cruz do Sul estivesse com movimentação reduzida nas ruas, em razão das pessoas que deixaram a cidade para passar o Réveillon fora, alguns setores do comércio registraram grande movimentação no último dia de 2025. Supermercados, feiras rurais e lotéricas foram alguns dos estabelecimentos mais procurados pelos clientes que deixaram para fazer as compras na última hora e ainda apostar na Mega Sena da Virada.

A Feira Rural da Oktoberfest teve movimentação intensa desde as primeiras horas da manhã de quarta-feira, 31. Às 6 horas, quando os portões se abriram, os clientes já estavam em busca de ingredientes para a ceia de Ano Novo. Uma das bancas mais procuradas foi a de Adriane Neumann. Ela vende embutidos e outros derivados de carne suína e conta que a demanda cresce muito no dia 31, em razão da tradição das famílias em preparar lentilha para comer após a virada do ano.

LEIA TAMBÉM: Veja os números sorteados na Mega da Virada 2025

Publicidade

“Costuma ser assim, mas estamos percebendo aumento ano após ano. O pessoal busca cada vez mais os produtos naturais”, afirma. A produção é artesanal, com defumação feita com lenha e sem uso de conservantes e outros aditivos, o que confere um sabor diferenciado.

Costela, bacon, lombo e salame foram os cortes mais vendidos e cujo estoque – mesmo expandido – não foi capaz de suprir a demanda. “Trouxemos mais de 250 quilos e por volta das 10 horas já não tinha mais nada. Muita gente chegou tarde e não conseguiu mais comprar”, acrescenta a feirante.

Além do que é vendido no balcão, as caixas ao fundo revelavam as porções que haviam sido encomendadas e estavam prontas, aguardando a retirada. “Trabalhamos com encomenda e estimativa. Eu não posso fazer grande quantidade porque se sobrar, não tem como guardar para vender outro dia”, explicou Adriane. Assim, a orientação foi para que os consumidores chegassem cedo para garantir os ingredientes do prato principal de Ano Novo.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta quinta-feira

As lotéricas também tiveram longas filas, sobretudo na manhã de quarta-feira. O motivo, claro, foi a Mega Sena da Virada. Com o aplicativo congestionado, a solução para muitos apostadores foi recorrer ao tradicional bilhete impresso. Foi o caso do aposentado Círio Miguel Quoos, morador do Bairro Avenida.

Ele diz que não tem o hábito de apostar nas loterias, mas o prêmio histórico de R$ 1 bilhão chamou a atenção. “Se não jogar, depois eu fico com a consciência pesada. Vai que dá…” Se fosse um dos sortudos, disse nem saber direito o que fazer com tanto dinheiro. “Meu Deus, eu não tenho nem ideia… Dividir com a família, ajudar os amigos e ver o que mais dá para fazer.”

Publicidade

Círio Miguel Quoos, apostador da Mega da Virada: “Se não jogar, depois eu fico com a consciência pesada. Vai que dá…” | Foto: Iuri Fardin

Supermercados

Aqueles que não se programaram e precisaram fazer as compras nos supermercados no último dia de 2025 enfrentaram corredores lotados e longas filas nos caixas. Em vários estabelecimentos de diferentes bairros de Santa Cruz, a movimentação intensa podia ser percebida já nos estacionamentos, com disputa pelas poucas vagas e mais filas. A situação, contudo, é recorrente e esperada, de modo que os transtornos foram superados e as compras realizadas, ainda que em ritmo mais lento do que o habitual.

Como os supermercados não abriram na quinta-feira, a véspera do novo ano foi de grande procura por produtos | Foto: Iuri Fardin

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.