Filé ao molho de damasco: uma receita de cores e sabores para aguçar o paladar
Foto: Mada Rodrigues
É verdade que, em se tratando de comida, a aparência é tão importante quanto o sabor. E um prato conquista primeiramente nossos olhos, não é mesmo? O chef Davi Rodrigues sabe disso há mais de duas décadas e compartilha com a gente uma receita repleta de cores e sabores. Para harmonizar com o agridoce do prato, já coloque para gelar um espumante demi-sec.
Corte o filé em porções de 100 gramas cada. Tempere com o sal e a pimenta-branca. Aqueça uma frigideira com o azeite de oliva e a manteiga. Sele a carne dos dois lados no ponto desejado.
Ingredientes para o molho
100 gramas de damasco picado
100 ml de água
100 ml de vinho branco
30 gramas de açúcar refinado
200 gramas de geleia de damasco
10 ml de azeite de oliva
1 colher (café) de cúrcuma moída
2 colheres (sopa) de amido de milho diluído em água fria
Modo de preparo do molho
Coloque todos os ingredientes em uma panela, exceto o amido. Leve ao fogo. Cozinhe até que a geleia se desmanche e fique um molho uniforme, mas os pedaços de damasco permaneçam inteiros. Por último, acrescente o amido para deixar cremoso. Acomode os filés em um prato e cubra-os com a quantidade desejada de molho. Risotto de parmesão ou purê de batata batido com creme de aspargos verdes são excelentes opções de acompanhamento.
Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.