Santa Cruz do Sul

Fogo Simbólico da Pátria chega a Santa Cruz em cerimônia no 7º BIB

Um dos momentos mais importantes para celebrar a Semana da Pátria em Santa Cruz do Sul ocorreu na manhã desta segunda-feira, 18, com a chegada do fogo simbólico. A cerimônia foi realizada no 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB). Neste ano, a programação convida o público a refletir sobre os valores e o futuro da nação. A personalidade homenageada é o maestro Carmo José Gregory, figura marcante na música e na cultura do município.

A chama ficará sob a guarda do batalhão até 1º de setembro. Após essa data, será transferida para a Praça da Bandeira, dando início à programação, onde permanecerá acesa 24 horas por dia até o Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro. Neste ano, a Secretaria de Educação coordena as atividades, como explicou a secretária Jane Sabin. “A gente tem o objetivo de fazer uma Semana da Pátria muito mais presente com a comunidade escolar nessa Vigília do Fogo”, disse em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9.

LEIA MAIS: Semana da Pátria destaca valores e futuro da nação em Santa Cruz; veja a programação

Publicidade

Conforme Jane, espera-se uma grande participação dos educandários. “É pela escola que começam todas as profissões, por isso pensamos em colocar as escolas na programação, bem como abordar o tema de transformarmos a nação juntos. Também por isso, o professor Carmo foi uma pessoa muito lembrada pela comissão.”

A programação contará com atividades culturais realizadas por escolas municipais, estaduais, privadas e entidades, apresentações musicais e a tradicional vigília. O ponto alto será o desfile cívico-militar, no domingo da Independência. A parada começa às 9 horas, na Rua Marechal Floriano, entre as quadras da Júlio de Castilhos e Galvão Costa. A solenidade de encerramento da programação acontecerá às 17 horas, na Praça da Bandeira.

LEIA TAMBÉM: Churrascada na Praça da Bandeira e desfile noturno são novidades da Semana Farroupilha

Publicidade

A expectativa é de que participem cerca de 100 entidades, cada uma com 40 a 50 integrantes. Jane explicou o motivo da escolha da Rua Marechal Floriano. “Ali é uma rua onde o desfile fica mais harmônico, pois na outra rua [Venâncio Aires] ela é mais larga, deixando as pessoas dispersas.”

A chefe da pasta também destacou que a presença dos veículos blindados do Exército pode não ocorrer no desfile de 7 de setembro. “Estamos vendo se eles vão conseguir participar. Talvez seja necessário colocar borrachas nas engrenagens das rodas e também tem a questão do peso. Talvez fiquemos sem essa beleza do Exército.”

“Todos os desfiles na Marechal Floriano”

O prefeito de Santa Cruz, Sérgio Moraes, acompanhou o ato do fogo simbólico e destacou a novidade do desfile ser na Rua Marechal Floriano, principal via da cidade. No entanto, uma quadra ainda segue com obras de revitalização do calçadão. “Estamos em ritmo acelerado com a revitalização para termos o desfile nessa rua. E quero que seja de forma definitiva na Marechal, pelo menos enquanto eu for prefeito.”

Publicidade

Segundo Moraes, a rua conta com mais estrutura para receber o público, como banheiros, bares e sombra. “Estamos torcendo para levar todos os desfiles para a Marechal Floriano.”

Colaborou John Kaercher Machado

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.