Santa Cruz do Sul

“Foi necessário ser combativa, mas agora é o momento de proposições”, afirma Nicole Weber Covatti

Dando sequência às entrevistas com os vereadores de Santa Cruz do Sul para uma avaliação de 2025 o programa Estúdio Interativo, da Rádio Gazeta FM 107,9, recebeu na manhã desta segunda-feira, 15, a presidente do Legislativo, Nicole Weber Covatti. Durante a conversa, a parlamentar avaliou o período à frente da Câmara, comentou projetos estruturantes, polêmicas enfrentadas no ano e apontou perspectivas para 2026, quando volta a atuar como vereadora após o encerramento do mandato na presidência da Casa.

Ao avaliar o cenário político do município, Nicole classificou 2025 como “um ano de muito amadurecimento”, marcado por mudanças e pela necessidade de adaptação. Segundo ela, o Legislativo deixou um cenário de conflitos constantes e passou a atuar de forma mais organizada e voltada às proposições. Ao comentar essa mudança de postura da Câmara ao longo de 2025, afirmou que “foi necessário ser combativa e que, agora, é o momento de proposições”, acrescentando que ao assumir a presidência passou a representar todos os vereadores e construiu uma boa relação interna.

LEIA TAMBÉM: Vereador convida colegas e a comunidade para protesto na frente da Corsan

Publicidade

A presidente também explicou a decisão de manter o funcionamento da Câmara em dois turnos, rejeitando a adoção do turno único. Conforme Nicole, a medida foi necessária diante da intensa rotina de atendimentos e demandas. “Todos trabalham muito do seu jeito e vemos a coisa acontecendo”, pontuou. Entre as ações destacadas, citou a criação da Procuradoria da Mulher, que já soma mais de 120 atendimentos relacionados a crimes contra mulheres, além do projeto Líderes do Amanhã, que reuniu cerca de 50 jovens para conhecer o funcionamento do Legislativo e refletir sobre política e cidadania.

Outro ponto abordado na entrevista foi o avanço do projeto da sede própria da Câmara. Nicole explicou que a licitação da primeira etapa foi aberta no dia 10 e que a expectativa é iniciar as obras no começo do próximo ano. “O investimento permitirá deixar o aluguel do atual prédio e gerar economia aos cofres públicos. Esse investimento passou por quatro ou cinco presidentes, sempre com um trabalho muito sério, para poupar dinheiro do povo”, afirmou, lembrando também da devolução antecipada de R$ 5 milhões ao Executivo para a área da saúde.

LEIA TAMBÉM: “Precisamos fazer mais pavimentações no interior”, defende Licerio Agnes ao avaliar o ano de 2025

Publicidade

Ao falar sobre pendências, a presidente afirmou que gostaria de ter utilizado a sobra orçamentária da Câmara de forma mais democrática, semelhante às emendas impositivas. “Poupei o ano inteiro e gostaria de ter compartilhado isso com todos os vereadores”, explicou. Ela também comentou as polêmicas envolvendo o repasse de recursos, como a emenda destinada à rede elétrica e ao ar-condicionado do Hospital Santa Cruz. “A emenda foi paga e as obras vão começar. Isso vai trazer dignidade para quem usa o SUS”, ressaltou.

Nicole também abordou as críticas e ataques sofridos ao longo do ano, afirmando que precisou aprender a lidar com fake news e pressões constantes. “É muita porrada, trabalhando tanto, mas existe uma missão por trás, que é ajudar o povo santa-cruzense”, declarou. Segundo ela, apesar das dificuldades, não há arrependimentos. “Não me arrependo de nada desse ano”, afirmou, projetando 2026 com foco em novos projetos como vereadora, especialmente nas pautas da mulher, fiscalização de serviços públicos, saúde, educação e cuidado com os espaços públicos.

Ouça a entrevista na íntegra

*Colaboraram Márcio Souza e Lucas Malheiros

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Karoline Rosa

Share
Published by
Karoline Rosa

This website uses cookies.