Santa Cruz do Sul

Fórmula Truck chega a Santa Cruz com grande expectativa de público e impacto econômico

A sétima etapa da Fórmula Truck promete marcar a reinauguração do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul com uma intensa movimentação de turistas e visitantes em hotéis, bares e restaurantes. Com expectativa de bater o maior público da história – algo em torno de 20 a 25 mil pessoas – entre os dias 12 e 14 deste mês, segundo a organização, a cidade se prepara para receber nos próximos dias turistas de diferentes cidades, estados e países como Uruguai, Paraguai e Argentina.

Segundo a secretária municipal de Turismo, Jaqueline Marques, os hotéis devem registrar uma alta taxa de ocupação no período, bem como os estabelecimentos do setor de alimentação. “Cada turista que chega gera oportunidades, fortalece nossa economia e nos ajuda a projetar o potencial de Santa Cruz como destino turístico de referência. A rede hoteleira e gastronômica está preparada para receber os visitantes e muitos devem optar por se hospedar na cidade para acompanhar de perto a corrida.”

LEIA MAIS: Fórmula Truck é confirmada para 14 de setembro em Santa Cruz do Sul

Publicidade

A reativação do Autódromo Internacional como palco de grandes competições é considerada pela administração municipal um marco para Santa Cruz. “Mais do que um espaço esportivo, o autódromo tem tudo para se tornar um vetor de desenvolvimento econômico, fortalecendo o turismo de eventos. Sua reinauguração, com foco em uma gestão eficiente, recoloca Santa Cruz definitivamente no calendário do automobilismo brasileiro”, reforça a secretária.

A mesma opinião é compartilhada pelo CEO da Fórmula Truck, Roberto Cirino, um dos principais nomes do automobilismo nacional. Para ele, o evento pode gerar um impacto econômico expressivo a Santa Cruz. “Em uma cidade como Guaporé, em três dias de corrida, fica no município um investimento de R$ 5 milhões. Uma pesquisa de campo mostrou que gira em torno desse valor o retorno para a economia local.”

LEIA MAIS: Autódromo de Santa Cruz do Sul passa por ajustes para receber competições

Publicidade

O CEO destaca que o staff da Fórmula Truck é composto por 1,2 mil pessoas, incluindo equipes de resgate, técnicos e outros profissionais. Durante muitos dias, esse contingente usufrui do comércio de bens e serviços do município. “Mais da metade desses que nos acompanham ficam na rede hoteleira da cidade, gerando receita também para restaurantes, postos de gasolina, distribuidores de peças e comércio em geral.”

Cirino chama a atenção para o fato de que no Brasil há apenas nove autódromos para 5.589 municípios, enquanto na Argentina são 86 autódromos para 1.286 cidades. Isso faz com que, aqui, eles se tornem extremamente valiosos para as cidades que os possuem. “Quem tem um autódromo tem que valorizar porque é um para cada 500 municípios nossos”, salienta.

Preparativos

Segundo Cirino, a movimentação com os preparativos começa muito antes da competição propriamente dita. Uma gigantesca estrutura é mobilizada na Truck. Nesta etapa vão desembarcar em Santa Cruz 54 caminhões, 20 fuscas, 84 pilotos, mais cem veículos de apoio, além de carretas de apoio, caminhões de resgate, pranchas, guindastes e um supercaminhão de resgate.

Publicidade

A segurança dos pilotos, das equipes e do público também é um aspecto essencial, levado com rigor pelos organizadores para garantir a realização bem-sucedida da etapa. O suporte será dado com ambulância UTI e médicos de plantão.

O prefeito Sérgio Moraes, idealizador do autódromo, já antevê o futuro e aposta nos benefícios duradouros para a economia local a partir da reinauguração, agora com uma gestão mais focada em resultados.

Cirino (ao centro) destacou a importância do autódromo para Santa Cruz | Foto: Évelin Nyland/Divulgação/GS

“Fizemos muitos investimentos para garantir a segurança dos pilotos e do público, e modernizamos a estrutura para deixá-la em condições de receber grandes competições. Além disso, estamos focados na questão do tempo e vamos optar pela realização dos grandes eventos no segundo semestre, quando as temperaturas estão mais altas e o clima é mais convidativo a eventos dessa natureza”, afirma.

Publicidade

Com estrutura renovada, emoção está garantida

A reinauguração do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul é resultado de uma série de investimentos feitos pela Prefeitura nos últimos meses. O local, segundo o prefeito Sérgio Moraes foi encontrado no início deste ano em estado precário e de total abandono. Por isso, precisou ser totalmente recuperado para tornar-se novamente apto a receber grandes provas do automobilismo nacional e internacional.

Para receber os pesadões de alta performance da Truck, o maior investimento foi executado na recuperação completa da pista, que apresentava rachaduras e em alguns pontos chegava mesmo a esfarelar, conforme mostrado em matéria publicada na Gazeta do Sul do dia 23 de janeiro. Os trabalhos incluíram fresagem, recapeamento, melhorias no sistema de drenagem, instalação de sensores e pintura.
Para se adequar às normas exigidas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), foram feitas adequações de segurança nas barreiras de contenção e nas áreas de escape.

Melhorias

Praticamente todos os espaços do Autódromo passaram por intervenções estruturais, em um investimento de mais de R$ 7 milhões. Ao adentrar os portões do complexo esportivo, os visitantes logo vão notar a diferença, a começar pelo colorido, com predominância das cores azul e verde. Para conforto dos usuários, os banheiros das arquibancadas, do paddock e boxes foram todos reformados. A torre de controle, os postos de sinalização e o paddock também receberam melhorias.

Publicidade

A área de camping para motorhomes está preparada para receber e fornecer água e energia para mais de 200 veículos. Até agora mais de uma centena já confirmaram presença, número que deve aumentar nos próximos dias. Os sistemas de iluminação e rede elétrica foram reforçados.

LEIA TAMBÉM: Fórmula Truck inicia venda de ingressos para etapa de Santa Cruz do Sul

Serviços de manutenção paisagística e limpeza foram executados para deixar o complexo agradável aos visitantes e os acessos e estacionamento ganharam pavimentação e sinalização para melhor organização de fluxos de entrada e saída de veículos. “Estamos prontos para receber os apaixonados por velocidade. Temos certeza que será um grande espetáculo, em todos os sentidos”, disse Jaqueline.

Para o prefeito Sérgio Moraes, o local, que em 2005, logo após a inauguração, foi considerado um dos mais modernos e seguros do Brasil pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), voltará a brilhar como palco de grandes eventos, projetando Santa Cruz para o mundo.

Reflexo positivo na área de hotéis e restaurantes

A poucos dias da categoria mais tradicional e mais conhecida de corridas de caminhões do Brasil voltar à pista do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, a expectativa pela chegada do público cresce junto aos estabelecimentos do comércio de bens e serviços. “Faz muitos anos que não temos essa corrida em nossa cidade. Acredito que será mais um evento importante para todos os setores, é mais gente circulando pela cidade e fazendo a economia girar”, afirma a gerente do Hotel Aquarius, Paula Kling Rodrigues.

Para a gerente do Charrua Hotel, Cristiane Holanda, os próximos dias serão intensos. “Esperávamos muito a vinda da Fórmula Truck. Estamos com 100% já de lotação para a próxima semana, muitas pessoas estão procurando por hospedagem e assim firmamos uma parceria de indicar para os demais hotéis.”

Cristiane acrescenta que os eventos de automobilismo sempre significaram um aumento da clientela. Ressalta que o hotel está bem preparado para receber os turistas. “Sofremos muito nos outros anos sem os eventos no autódromo e agora voltamos à vida”, comemorou.

LEIA TAMBÉM: Secretário estadual de Turismo visita obras de revitalização no autódromo de Santa Cruz

A reativação do Autódromo Internacional é vista como algo positivo também entre estabelecimentos do ramo de alimentação. Há 30 anos, o Di Capri recebe turistas de todos os recantos do País para os mais diferentes eventos. O retorno da Fórmula Truck é, segundo a proprietária Rosa Rohde, garantia de movimento acima da média.

“Sentimos falta, os participantes da Fórmula Truck procuram muito pelo restaurante porque se hospedam na cidade, conhecem os pontos turísticos e fazem passeios. Eles já começam a vir antes do evento. Para nós o retorno da prova é muito importante, inclusive com geração de empregos para dar conta do movimento”, disse.

Em atividade há mais de 30 anos, a Churrascaria do Gringo é um ponto de referência para participantes das provas que acontecem no autódromo. O estabelecimento está localizado no Distrito Industrial. O proprietário Carlos Gonzatti conta que, pela proximidade com o complexo, pilotos e equipes almoçam e jantam na churrascaria, o que se reflete no desenvolvimento do município. Para ele, a Fórmula Truck é mais que bem-vinda. “Ficamos um tempo sem o evento, pois não fizeram as adequações no autódromo que deveriam ter feito no passado, mas hoje temos uma grande expectativa.”

Rosa, do Di Capri, destaca a grande procura
Cristiane, do Charrua Hotel: lotação é total
Gonzatti, da Churrascaria do Gringo: otimismo

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.