Santa Cruz do Sul

Fórum da Empregabilidade vai orientar sobre mercado de trabalho

O 1º Fórum da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência será realizado nesta quinta-feira, 25, em Santa Cruz do Sul. A atividade é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), através da Prefeitura, juntamente com a Agência FGTAS/Sine, e em parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). O evento vai ocorrer na Câmara de Vereadores, das 8 horas ao meio-dia.

A presidente do Compede, Francine Beatriz da Silva, disse que a ideia de realizar esse tipo de ação surgiu ainda no ano passado. O objetivo, explicou em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, é aproximar pessoas e empresas. Embora seja um projeto-piloto, a intenção é tornar o encontro permanente no município, para estimular a inclusão.

LEIA MAIS: Evento visa promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado; saiba como se inscrever

Publicidade

A expectativa para esta primeira edição é boa, afirmou a presidente. Segundo ela, já está confirmada para o Fórum a oferta de 41 vagas, em diversas empresas do município. No evento, os participantes poderão se habilitar aos postos disponíveis em busca de uma colocação.

Outra oportunidade será a oferta de bolsas gratuitas por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para cursos no formato EaD com foco na qualificação profissional. Os participantes ainda terão a oportunidade de conhecer os cursos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “Queremos fazer todo esse movimento para a pessoa conseguir a vaga e se manter dentro da empresa”, ressaltou.

LEIA MAIS: Fórum da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência recebe inscrições

Publicidade

A coordenadora da Agência FGTAS/Sine em Santa Cruz, Solange Finger, explicou que o papel do Sine será envolver as empresas com os candidatos. “O principal objetivo da agência é a inclusão”, destacou. Solange se mostrou surpresa pela quantidade de pessoas com deficiência que apresentam interesse em ingressar no mercado. “Vamos reforçar o trabalho e começar a enviar e-mails para as empresas mostrando os interessados em trabalhar, para preencherem além das cotas.”

A 6ª CRE vai apoiar o evento e incentivar que alunos com deficiência da rede estadual de ensino participem da programação. O coordenador regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, salientou que é uma grande satisfação fazer parte desse evento. “Acredito que vem como uma oportunidade para esses estudantes que às vezes ficam em uma camada silenciosa. Eles têm muito a oferecer e é um direito enquanto cidadãos e estudantes”, comentou. 

LEIA TAMBÉM: Projeto Escola Inclusiva auxilia os estudantes com deficiência e necessidades especiais

Publicidade

De acordo com Moura, a região apresenta 258 alunos com autismo, nove com deficiência visual, 24 com deficiência auditiva e 13 surdos. Já o número de estudantes que apresentam deficiência intelectual, de diversos níveis, chega a 1.524 em âmbito regional. Em Santa Cruz do Sul, 69 são autistas, quatro foram diagnosticados com deficiência visual, 11 têm deficiência auditiva e outros 11 são surdos. Já com deficiência intelectual há 382 estudantes.

Para participar, é necessário fazer inscrição antecipada pelo Instagram no endereço @compede.scs. Também será possível se inscrever na hora. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3715 1895.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz passa a contar com selo Empresa Inclusiva; saiba como funciona

Publicidade

Programação

1º Fórum da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência

  • 8 horas – Credenciamento das empresas e PCD’s
  • 8h15 – Abertura
  • 8h45 – Palestra de abertura
  • 9h30 – Intervalo
  • 10 horas – Palestra para empresas
  • 10 horas – Orientações para os PCDs (sala comunitária)
  • 11h15 ao meio-dia – Cadastramento e agendamento de entrevistas

Oficinas

  • Aprenda a fazer um currículo
  • Como se comportar em uma entrevista
  • Oportunidades de emprego
  • Oportunidade de formação

*Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.