Foto: Elemir Polese
Com o tema “Educação em movimento: aprender, partilhar, transformar”, ocorreu nesta segunda-feira, 23, o 1º Fórum de Alfabetização para professores da rede municipal, no Auditório da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Promovido pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Unisc, cerca de 800 profissionais participaram da formação.
Direcionado a professores, gestores e pesquisadores, o encontro teve como propósito refletir, compartilhar experiências e fortalecer práticas pedagógicas que promovam uma alfabetização de qualidade. A programação iniciou com um café da manhã, oferecido aos educadores no Centro de Convivência da universidade. Na sequência, no auditório, um momento cultural, com apresentações de duas musicistas, no teclado e violino, precedeu a solenidade de abertura.
LEIA TAMBÉM: Feira da Produção reuniu mais de 90 mil pessoas e projeta data da próxima edição
Publicidade
A subsecretária de Educação, Juliana Breunig Sehnem, saudou os presentes e falou da importância da capacitação. “Quero agradecer a presença de todos os nossos colegas professores. Este evento de hoje marca o início da construção da nossa política municipal da alfabetização. E falar de alfabetização, é falar da base, dos contextos, da formação inicial do estudante, do compromisso com a aprendizagem das nossas crianças. Agradeço por esta parceria com a universidade e espero que todos aproveitem bem o dia de hoje”, declarou.
Já o reitor da Unisc, Rafale Henn, ressaltou a importância da educação nos dias atuais. “Eu acredito muito e tenho certeza que vocês também acreditam que a educação é a base da sociedade. Se nós tivéssemos a educação mais forte no Brasil, da mesma forma que famílias mais bem estruturadas, certamente, nós teríamos cidadãos melhores. E o nosso papel como educador, vocês na Educação Básica, nós na Educação Superior, é fundamental, pois cada vez mais nós recebemos crianças e jovens com dificuldades, das mais variadas, e temos que lidar com isso, temos que pensar e mostrar o que é possível”, afirmou Henn.
LEIA TAMBÉM: Câmara aprova o decreto de emergência assinado pelo prefeito de Santa Cruz
Publicidade
O primeiro palestrante, professor da Faculdade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa, fez sua participação virtual direto de Portugal e abordou o tema “Escolas e professores: proteger, transformar e valorizar”. Na sequência, também palestraram os professores Luciana Piccoli, que desenvolveu a temática “Caminhos e Desafios da Alfabetização”, com a mediação da professora Rosângela Gabriel, da Unisc.
Já no turno da tarde, um dos assuntos abordados foi “Alfabetização Baseada em Evidências”, com o professor Renan Sargiani, e “O Papel da Escola Eficaz: Um Compromisso Coletivo”, desenvolvido pelo também professor, Vinícius Bara Leoni Lacerda.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.