Regional

FOTOS: crianças se vestem de santos e celebram missa do Holywins

Um momento de orações, aprendizado e reflexões acerca de personagens que fazem parte da tradição dos católicos. Essa foi a proposta da primeira edição do Holywins (Santidade Vence, traduzido para o português), realizado no sábado, 4, na Catedral São João Batista.

Antes mesmo da celebração iniciada por volta das 17 horas, o movimento de famílias e crianças caracterizadas de anjos e santos demonstrava a adesão à iniciativa. Organizado pela comunidade católica, o evento teve como objetivo celebrar o Dia de Todos os Santos, criado para homenagear aqueles que seguiram os preceitos cristãos mas não foram reconhecidos como santos por não terem sido canonizados. Para isso, a paróquia desafiou as famílias a criarem fantasias criativas alusivas ao tema.

LEIA MAIS: Santa Cruz terá a primeira edição do Holywins neste sábado; confira a programação

Publicidade

Sâmia Nasser levou os filhos Samir, 7 anos, e Yasser, 12, caracterizados de São Miguel Arcanjo e São Francisco, respectivamente. A escolha foi feita pelos próprios garotos, que possuem um apreço pelas duas figuras.

“Nós queríamos participar de uma celebração que lembrasse de fato o Dia de Todos os Santos, uma festa cristã, sobre pessoas que fizeram história e que podemos admirar como santos. Eles se identificaram com os dois, passaram a pesquisar aprenderam um pouco mais da história deles”, destacou a mãe. 

Junto com Sâmia estava sua irmã, Liziane, vinda de Itajaí, Santa Catarina, com os filhos Júlia, 9, vestida de Nossa Senhora, e Lucas, 14, caracterizado de São Lucas. Enquanto visitavam a família em Cachoeira do Sul, ficaram sabendo da festa e decidiram participar. “Achamos muito interessante a festa, porque ajuda a elucidar a data e vinculá-la ao Dia de Todos os Santos”, comentou.

Publicidade

Sâmia levou os filhos Samir e Yasser caracterizados à celebração
Família de Santa Catarina elogiou a programação do evento

LEIA TAMBÉM: Missas e bênçãos marcaram manhã de Finados nos cemitérios de Santa Cruz

Mensagem de amor

Após uma missa na Catedral, as famílias foram para o Centro Comunitário na Rua Marechal Deodoro. Lá, as crianças tiveram um momento de aprendizado com o padre Rodrigo Eduardo Hillesheim e puderam conhecer alguns dos indivíduos celebrados durante a data e entender sua importância. “Queremos apresentar essas boas testemunhas para as crianças e jovens. Começamos com um bom grupo de participantes. A mensagem central é o amor. Buscar a santidade é fazer extraordinariamente bem e com amor as coisas ordinárias do dia a dia.” Para chamar a atenção dos participantes, o padre aproveitou a febre dos super-heróis nos cinemas para explicar a diferença entre personagens fictícios e heróis de fé, reais.

“Os heróis reais foram os santos, pessoas de carne e osso, que tiveram suas falhas, mas superam os seus limites para o amor autêntico a Deus”, frisou. Mais tarde, as crianças tiveram lanche, brincadeiras e um momento musical com o DJ Jean, de Venâncio Aires. O encerramento foi marcado com oração e bênção do Santíssimo.

Publicidade

Padre Rodrigo Hillesheim: A mensagem central é o amor

LEIA TAMBÉM: Movimento pela Paz reúne centenas de pessoas no Lago Prefeito Telmo Kirst

Entenda

No contexto católico, o Halloween – que está amplamente popularizado – é visto como uma preparação para o Dia de Todos os Santos, lembrado em 1º de novembro. A véspera é chamada de All Hallows’ Eve, que significa Véspera de Todos os Santos. Essa seria a origem do nome Halloween, uma abreviação de All Hallows’ Eve.

A celebração do Holywins surgiu na Irlanda como alternativa ao Halloween. O padre ressalta que a atividade em Santa Cruz foi programada a pedido dos pais das crianças que participam da catequese. Neste ano, em razão do calendário litúrgico, a comunidade católica programou a celebração do Holywins para domingo. Diante disso, no município a celebração ocorreu no sábado, como forma de simbolizar a véspera do Dia de Todos os Santos.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.