Maior produtor de tabaco do Brasil, Canguçu determina-se a promover uma ampla defesa dos produtores desta cultura
Grande número de agricultores das mais diversas localidades do interior de Canguçu, na região Sul gaúcha, prestigiaram na noite de quinta-feira, 5, a instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Produtor de Tabaco. A iniciativa se justifica no fato de que o município é o maior produtor dessa cultura no Brasil, com 5.012 famílias na atividade. Alguns fumicultores deslocaram-se de distâncias de mais de 50 quilômetros para acompanhar o ato, na Câmara de Vereadores.
A iniciativa foi do vereador Mauro Silveira (MDB). Ao lado dele, compõem a instância os colegas Jardel Oliveira (Progressistas), Marcelo Maron (PL), Paulo Bauer (MDB), Diego Wolter (MDB) e Emerson Machado (PSDB). O grupo pretende estabelecer parcerias com órgãos públicos e entidades da sociedade civil para o fortalecimento de políticas públicas e iniciativas de apoio aos produtores de tabaco.
LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo registra maior alta no custo da cesta básica do Estado em maio, mostra boletim
Publicidade
Entre outras autoridades e líderes do segmento presentes ao ato estiveram o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcilio Drescher; o presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), Gilson Becker, prefeito de Vera Cruz; e o assessor de Relações Institucionais do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Sérgio Rauber.
O prefeito de Canguçu, Arion Braga, também compareceu à reunião na Câmara, bem como o ex-prefeito Vinícius Pegoraro, que também já presidiu a Amprotabaco. Representantes de vários outros segmentos foram convidados, desde empresas do setor de tabaco a fornecedores. De Santa Cruz do Sul, também marcou presença o produtor rural Giovane Luis Weber, influenciador digital (pela página Fumicultores do Brasil), comunicador da Rádio Gazeta FM 107,9 e colunista da Gazeta do Sul.
Em manifestação na ocasião, Weber lembrou que, se Canguçu alcançou a condição de maior produtor de tabaco no País, isso é graças aos agricultores, que se dedicaram com eficiência a essa cultura. “E isso só ocorre porque eles, sem dúvida, viram no tabaco a melhor via para garantirem renda e qualidade de vida para suas famílias. Isso precisa ser valorizado sempre.”
Publicidade
A iminência de realização da 11a Conferência das Partes (COP-11) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, programada para novembro deste ano, em Genebra, na Suíça, também esteve na pauta. Conforme o vereador Mauro Silveira, num primeiro momento a Frente Parlamentar vai focar na relevância da produção de tabaco para a economia local e na educação no campo. A instância deve atuar de forma permanente, promovendo debates, audiências e articulações em sociedade.
Publicidade
This website uses cookies.