Política

Frente parlamentar reforça ações em defesa do tabaco em Canguçu

Grande número de agricultores das mais diversas localidades do interior de Canguçu, na região Sul gaúcha, prestigiaram na noite de quinta-feira, 5, a instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Produtor de Tabaco. A iniciativa se justifica no fato de que o município é o maior produtor dessa cultura no Brasil, com 5.012 famílias na atividade. Alguns fumicultores deslocaram-se de distâncias de mais de 50 quilômetros para acompanhar o ato, na Câmara de Vereadores.

A iniciativa foi do vereador Mauro Silveira (MDB). Ao lado dele, compõem a instância os colegas Jardel Oliveira (Progressistas), Marcelo Maron (PL), Paulo Bauer (MDB), Diego Wolter (MDB) e Emerson Machado (PSDB). O grupo pretende estabelecer parcerias com órgãos públicos e entidades da sociedade civil para o fortalecimento de políticas públicas e iniciativas de apoio aos produtores de tabaco.

LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo registra maior alta no custo da cesta básica do Estado em maio, mostra boletim

Publicidade

Entre outras autoridades e líderes do segmento presentes ao ato estiveram o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcilio Drescher; o presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), Gilson Becker, prefeito de Vera Cruz; e o assessor de Relações Institucionais do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Sérgio Rauber.

O prefeito de Canguçu, Arion Braga, também compareceu à reunião na Câmara, bem como o ex-prefeito Vinícius Pegoraro, que também já presidiu a Amprotabaco. Representantes de vários outros segmentos foram convidados, desde empresas do setor de tabaco a fornecedores. De Santa Cruz do Sul, também marcou presença o produtor rural Giovane Luis Weber, influenciador digital (pela página Fumicultores do Brasil), comunicador da Rádio Gazeta FM 107,9 e colunista da Gazeta do Sul.

Em manifestação na ocasião, Weber lembrou que, se Canguçu alcançou a condição de maior produtor de tabaco no País, isso é graças aos agricultores, que se dedicaram com eficiência a essa cultura. “E isso só ocorre porque eles, sem dúvida, viram no tabaco a melhor via para garantirem renda e qualidade de vida para suas famílias. Isso precisa ser valorizado sempre.”

Publicidade

A iminência de realização da 11a Conferência das Partes (COP-11) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, programada para novembro deste ano, em Genebra, na Suíça, também esteve na pauta. Conforme o vereador Mauro Silveira, num primeiro momento a Frente Parlamentar vai focar na relevância da produção de tabaco para a economia local e na educação no campo. A instância deve atuar de forma permanente, promovendo debates, audiências e articulações em sociedade.

LEIA MAIS DE AGRONEGÓCIO

Publicidade

Paula Appolinario

Share
Published by
Paula Appolinario

This website uses cookies.