Com o início do inverno, demanda já é alta nas lojas e lavanderias
O clima chuvoso e úmido resulta em problemas para secar as roupas em casa. A dificuldade para a evaporação da água do tecido torna a secagem natural em varais muito mais lenta e, em alguns casos, impossível. A situação faz grande número de pessoas recorrer aos serviços de lavanderia para lavar e secar suas peças, principalmente as maiores, como cobertores e edredons, e as peças mais pesadas do vestuário, como casacos e blusões.
Marcos Conrad, auxiliar administrativo da lavanderia Ecolav, afirma que o tempo registrado nas últimas semanas em Santa Cruz tem contribuído para um aumento significativo na procura pelo estabelecimento. “Nesse período, o serviço que mais cresce é a lavagem de cobertores e casacos. Isso acontece principalmente porque a secagem em casa se torna muito difícil. As pessoas acabam recorrendo à lavanderia para garantir que as roupas fiquem bem lavadas e secas, e sem odor.”
LEIA TAMBÉM: Mesmo com fechamento de vagas, Santa Cruz mantém saldo positivo; veja dados da região
Publicidade
Conrad acrescenta que em relação aos itens mais pesados, como casacos e blusões de lã, é importante lavá-los com o ciclo e os produtos adequados, para evitar danos ao tecido. “Sempre recomendamos o uso de sabão neutro e a secagem em local arejado, mas sem exposição direta ao sol, que pode danificar ou encolher esse tipo de peça”, ressalta.
A supervisora da Tibum Lavanderia, Bruna Carvalho, recomenda que, para evitar o mau cheiro, sejam colocados sachês aromáticos dentro dos roupeiros e gavetas. “Hoje existem no mercado alguns produtos que ‘puxam’ a umidade dos armários. Isso ajuda muito, mas nosso inverno é excessivamente úmido.” Bruna conta que nesta época chegam à empresa muitos itens de couro com mofo. “Nossa dica para essas peças é deixar arejar fora do armário. No inverno, recebemos muitas apresentando mofo.”
Para quem precisa secar roupas em casa no tempo úmido, algumas dicas são: usar um ambiente ventilado, deixar o varal com espaço entre as peças, evitar deixar as roupas muito tempo dentro da máquina após a lavagem e, se possível, usar ventilador ou desumidificador no ambiente. Isso ajuda a evitar o cheiro de mofo e a sensação de roupa úmida.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Santa Cruz registra primeira temperatura negativa de 2025
O frio intenso e a alta umidade também aumentam a procura por soluções de conforto térmico. Vitrines e anúncios de lojas destacam variedades e promoções em eletrodomésticos e equipamentos para facilitar a rotina e aquecer os ambientes. “Aqui na loja notamos um crescimento significativo nas vendas de aquecedores, lareiras e calefatores e também na linha de secadoras de roupa, itens essenciais para manter o bem-estar nesta época do ano”, afirma o coordenador de vendas da Afubra, Jordan Winck.
Para atender à demanda, o estoque foi reforçado. “Temos itens disponíveis para pronta-entrega, garantindo rapidez e comodidade aos nossos clientes, com diversidade em modelos e novidades.” Winck acrescenta que, em relação ao ano passado, a procura está ainda maior, reflexo do frio intenso no início da temporada.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
This website uses cookies.