Gabriel Romano & Equilíbrio Dinâmico/Foto: Gabriel Romano
A Fundação Ecarta comemora 20 anos de atividades e realiza atividades culturais em diferentes municípios. Instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS, a entidade iniciou as atividades em 2005. Em Santa Cruz do Sul, as atrações ocorrem na próxima sexta-feira, 11, com apresentação musical de Gabriel Romano & Equilíbrio Dinâmico e abertura da exposição Marco Zero, com obras de dez artistas contemporâneos.
A atividade com entrada franca inicia às 19 horas, na Casa das Artes Regina Simonis, no centro da cidade, com apoio cultural do Sesc. A exposição estará aberta à visitação até 23 de agosto.
LEIA TAMBÉM: Feira Rural Independência altera horário de atendimento a partir desta terça-feira
Publicidade
O show de música instrumental de concerto com sotaque gaúcho é formado por Venâncio da Luz (flauta e guitarra), Mateus Albornoz (baixo), Bibiana Turchiello (violino) e Gabriel Romano (acordeon). O quarteto traz ao palco composições do acordeonista Gabriel Romano apresentando diversos gêneros musicais que vão do chamamé à música cigana, do tango ao baião, da milonga ao erudito com elementos da música gaúcha.
No repertório estão temas como Urucungo do Malungo, Estrela Alegria Universal e Criúva (homenagem aos gaiteiros e sanfoneiros do Brasil), numa experiência musical que encanta diferentes gerações.
A exposição coletiva Marco Zero apresenta as obras de dez artistas contemporâneos englobando pinturas e instalações tratando da enchente de maio de 2024, que atingiu o estado e também a capital gaúcha, alagando de forma marcante o território onde nasceu a cidade, justamente o marco zero de Porto Alegre.
Publicidade
Cada artista produziu a partir do seu olhar sobre o ocorrido, compondo as urgentes questões das consequências do descuido com a natureza e alienação social a um discurso de esperança na superação.
LEIA TAMBÉM: Impactos do endividamento na saúde mental será tema do Café Empresarial de julho
No elenco estão criações de Adriana Giora, André Venzon, Bianca Santini, Dennise Iserhard, Lu Gaudenzi, Magna Sperb, Mery Bavia, Milena Julianno, Tiago Giordani e Vera Reichert, com curadoria de André Venzon que destaca a sensível poética visual desta mostra. A seleção também esteve em cartaz mo Museu de Arte do Paço (Mapa) na reabertura após a enchente e também na sede da Fundação Ecarta em janeiro deste ano.
Publicidade
SERVIÇO
Apoio Cultural: Casa das Artes Regina Simonis e SESC.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.