Animal estava em cima de uma árvore em frente a escolinha | Foto: Carolina Appel
Uma cena inusitada chamou a atenção de quem passava pela Rua Professor Edgar Gewehr, no Bairro Independência, em Santa Cruz do Sul, na manhã desta quinta-feira, 13. Um gato-do-mato foi resgatado pelo biólogo Marcos Henrique Schroeder em frente à Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bem-Me-Quer.
O animal, da espécie gato-maracajá (Leopardus wiedii), foi visto dentro de uma casinha, tendo depois subido em uma árvore em frente à creche. Com o apoio de um caminhão com cesto da Secretaria de Serviços Públicos, da Secretaria de Bem-Estar Animal e do Corpo de Bombeiros Militar, foi possível efetuar o resgate. Ainda, em meio a esse processo, o gato-do-mato acabou fugindo para dentro da escola, mas conseguiu ser salvo sem ferimentos.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz é a segunda cidade gaúcha com os melhores indicadores de Meio Ambiente
Publicidade
Agora, segundo a secretária de Bem-Estar Animal, Bruna Molz, o felino será solto no espaço da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Conforme o biólogo Patrik Wiesel, que é vice-presidente da ONG Cayana e também colaborou no resgate, o gato-maracajá é uma espécie nativa e bastante comum da região.
“Muito provavelmente, durante a noite, ele se deslocou, vindo do Bairro Várzea, das áreas de vegetação, procurando um novo habitat ou até mesmo caçando. Como o dia amanheceu, ele acabou ficando restrito aqui nesse local”, explica Wiesel. Além disso, pontua que o animal não oferece risco à população, mas também pode ser bastante arisco.
Já para Marcos Schroeder, que pegou o animal em suas mãos para retirá-lo da árvore, foi um prazer resgatá-lo e colocar em uma situação de tranquilidade, em seu habitat natural. “Aqui é um ambiente que não tem onde ele ficar, não poderíamos simplesmente deixar ele aqui, porque tem muitas residências próximas e poderia colocar o animal em risco”, pondera.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.