Santa Cruz do Sul

Gazeta explica: por que a presença de pets é limitada no Lago Dourado?

Os pets estão presentes em muitas famílias. E os passeios diários com eles pelas ruas e parques foram incorporados à rotina. Para isso, no entanto, é preciso estar atento. Em Santa Cruz do Sul, em alguns pontos turísticos, há regras para circulação. No Lago Prefeito Telmo Kirst, por exemplo, o acesso é proibido nas pistas destinadas à prática de esportes.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a medida é adotada porque o espaço no entorno é reservado para a prática de atividades físicas. Assim, a presença de animais pode comprometer o intenso movimento de pedestres e ciclistas no local. O acesso é livre somente nas demais áreas de lazer, desde que sejam devidamente conduzidos por coleiras e guias.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: alimentação com Danoninho, banhos e passeio; conheça a história da galinha Fofulina

Publicidade

O mesmo ocorre no Parque da Oktoberfest, que tem o acesso vedado a animais na pista, mas é permitido em outras áreas. Já no Parque da Gruta, nas praças Getúlio Vargas e da Bandeira, além do Parque da Santa Cruz, a orientação é que os donos respeitem as regras.

No Parque da Oktoberfest, pode-se levar pets até as áreas de lazer, mas não para a pista | Foto: Rafaelly Machado

Conforme a legislação municipal, cães só podem passear/circular nos espaços se conduzidos por pessoal capaz de conter e segurar o animal, também com o uso de coleira/peitoral e guia. Não é permitida a circulação de animais sem contenção, por mais que estejam junto dos tutores. Para raças consideradas de potencial agressivo, a legislação estadual prevê também o uso de focinheira.

LEIA TAMBÉM: Assembleia Legislativa de São Paulo proíbe venda de animais em pet shops

Publicidade

É assim, com os devidos cuidados, que a beagle Charlote anda pelas ruas de Santa Cruz. Apesar de circular mais pelo Bairro Higienópolis, onde reside, não sai sem a coleira. “Ela passeia geralmente duas vezes por semana, já que temos um bom pátio em casa. Geralmente caminhamos até a Gruta e retornamos, mas sempre na guia”, afirma o servidor público Luciano Lopes, de 47 anos. Além disso, há sempre a preocupação em carregar saquinhos para a coleta de dejetos.

Ao passear com Charlote, Luciano e a filha Sofia tomam cuidado de utilizar as guias | Foto: Rafaelly Machado

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.