Placas indicam que o acesso com animais de estimação é proibido nas pistas usadas para práticas esportivas junto ao Lago Telmo Kirst
Os pets estão presentes em muitas famílias. E os passeios diários com eles pelas ruas e parques foram incorporados à rotina. Para isso, no entanto, é preciso estar atento. Em Santa Cruz do Sul, em alguns pontos turísticos, há regras para circulação. No Lago Prefeito Telmo Kirst, por exemplo, o acesso é proibido nas pistas destinadas à prática de esportes.
Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a medida é adotada porque o espaço no entorno é reservado para a prática de atividades físicas. Assim, a presença de animais pode comprometer o intenso movimento de pedestres e ciclistas no local. O acesso é livre somente nas demais áreas de lazer, desde que sejam devidamente conduzidos por coleiras e guias.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: alimentação com Danoninho, banhos e passeio; conheça a história da galinha Fofulina
Publicidade
O mesmo ocorre no Parque da Oktoberfest, que tem o acesso vedado a animais na pista, mas é permitido em outras áreas. Já no Parque da Gruta, nas praças Getúlio Vargas e da Bandeira, além do Parque da Santa Cruz, a orientação é que os donos respeitem as regras.
Conforme a legislação municipal, cães só podem passear/circular nos espaços se conduzidos por pessoal capaz de conter e segurar o animal, também com o uso de coleira/peitoral e guia. Não é permitida a circulação de animais sem contenção, por mais que estejam junto dos tutores. Para raças consideradas de potencial agressivo, a legislação estadual prevê também o uso de focinheira.
LEIA TAMBÉM: Assembleia Legislativa de São Paulo proíbe venda de animais em pet shops
Publicidade
É assim, com os devidos cuidados, que a beagle Charlote anda pelas ruas de Santa Cruz. Apesar de circular mais pelo Bairro Higienópolis, onde reside, não sai sem a coleira. “Ela passeia geralmente duas vezes por semana, já que temos um bom pátio em casa. Geralmente caminhamos até a Gruta e retornamos, mas sempre na guia”, afirma o servidor público Luciano Lopes, de 47 anos. Além disso, há sempre a preocupação em carregar saquinhos para a coleta de dejetos.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.