Um dos pontos altos da programação da Oktoberfest, todos os anos, é o desfile temático. Neste domingo, 12, acontece a primeira parada da 40ª edição da Festa da Alegria. Em caso de chuva, a parada será cancelada. O desfile de abertura da 40ª Oktoberfest vai levar à Marechal Floriano os símbolos, memórias e personagens que moldaram a festa. A abertura musical fica com a Banda Munich, seguida pela passagem da Coordenação Voluntária e da Fubica do Fritz, além de alas institucionais.
Entre os destaques, os carros temáticos revisitados para a edição comemorativa: “Fritz e Frida”, “Memórias”, “Gratidão”, “As Soberanas”, “Lembranças”, “A Família”, “O Imigrante”, “O Central”, “As Cucas” e o “Bierwagen” – este último com o brinde final em homenagem às quatro décadas da Oktoberfest. Grupos culturais e parceiros tradicionais completam o cortejo, como Centro Cultural 25 de Julho, Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz, Ballet Ucraniano Tryzub e entidades da comunidade e do esporte, numa celebração que mistura história, identidade e participação popular.
LEIA TAMBÉM: “Vamos fazer uma festa linda!”, adiantam Zé Neto & Cristiano sobre show na 40ª Oktoberfest
Mas, quem não estiver em Santa Cruz ou preferir ficar em casa, não há com o que se preocupar. O Portal Gaz fará uma transmissão ao vivo do desfile. Com cobertura da Rádio Gazeta 107,9, o vídeo mostrará as melhores imagens do evento, dos carros alegóricos e todos os detalhes do desfile, já a partir das 10 horas.
Confira a ordem dos carros:
- Carro Família Fritz: Homenagem aos personagens que viraram ícones da Festa da Alegria, em composição mais próxima do público.
- Carro Memória: Lembranças com a chegada dos imigrantes alemães (1849) e valores que seguem presentes, como religiosidade, solidariedade, cultura e trabalho.
- Carro Gratidão: Reconhecimento aos ex-presidentes e a todos que fizeram a Oktoberfest acontecer ao longo de 40 anos.
- Carro das Soberanas: Alegoria especial em duas plataformas acopladas, com presença, em revezamento, de representantes das 40 cortes.
- Carro Lembranças: Girassóis, casa germânica e objetos do cotidiano reconstroem cenas do interior e da cidade.
- Carro A Família: A diversão no parque: bailes, shows, jogos germânicos e encontros que unem gerações desde 1984.
- Carro do Imigrante – O Trem: O trem como símbolo de temas, viagens e integração, destacando também a participação da maturidade.
- Carro O Central: O Pavilhão Central “pelo avesso”, como coração dos grandes bailes e encontros da Oktoberfest.
- Carro das Cucas: O forno e o pátio florido celebram sabores e receitas que viraram patrimônio afetivo da comunidade.
- Carro Parabéns, Oktoberfest: Final festivo em clima de brinde aos 40 anos.
Carina WeberCarina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.