Agronegócio

Granizo atingiu 180 lavouras de tabaco na região, aponta Afubra

Em Santa Cruz do Sul, a última sexta-feira, 22, começou de forma inesperada, com registro de granizo durante a madrugada. O fenômeno aconteceu por volta de 1h30 e teve duração de cerca de cinco minutos. Leitores da Gazeta do Sul compartilharam momentos dessa ocorrência, que deixou um tom de branco em gramados de diversos bairros e localidades do interior. Municípios como Vera Cruz, Rio Pardo e Venâncio Aires também foram atingidos.

A área rural igualmente foi prejudicada pela queda de granizo. Conforme a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), na microrregião de Santa Cruz do Sul, 106 associados acabaram atingidos – 28 de Progresso, 18 de Rio Pardo, 33 de Santa Cruz, cinco de Sinimbu, 20 de Passo de Sobrado e dois de Barros Cassal. 

LEIA TAMBÉM: Safra de tabaco 2024/25 teve resultado 41,7% maior que no ciclo anterior

Publicidade

Na microrregião de Venâncio Aires, foram 74 avisos de associados. Três deles ocorreram em General Câmara, 13 em Vale Verde, quatro em Marques de Souza e outros 54 em Venâncio Aires. Os dados são da tarde dessa segunda-feira, 25. No interior de Rio Pardo, na região de Rincão Del Rey, os produtores Heleno Luiz Gassen e Ivonete Ana Ferreira tiveram sua lavoura prejudicada. 

Segundo Ivonete, a queda de granizo durou em torno de sete minutos em Linha Alegre, local onde produzem. “Veio uma nuvem bem forte e não sabíamos o que fazer. Foi bem assustador”, relembra. Além de buracos em galpões da propriedade, a produtora conta que algumas folhas de tabaco foram danificadas, mas a produção de milho e verduras não foi prejudicada. “Esperamos que se recuperem, porque ainda não floresceram”, explica. 

LEIA MAIS DE AGRONEGÓCIO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.