Esportes

Grupo de Capoeira Ginga Sul celebra 25 anos

O Grupo de Capoeira Ginga Sul, de Santa Cruz do Sul, vai celebrar 25 anos no dia 5 de novembro. Fundado em 2000 pelos capoeiristas Moa Fanfa (Mestre Moa) e seu aluno mais antigo, Fábio Oliveira (Contramestre Coringa), o grupo integra o departamento de capoeira do Centro Cultural Valeu Zumbi – entidade jurídica registrada em 1999. A criação do Ginga Sul ocorreu após a desvinculação de um grupo de Minas Gerais, com objetivo de fortalecer a autonomia local.

O grupo conta atualmente com 16 componentes, com os três mais antigos na coordenação. Os encontros ocorrem quinzenalmente e seguem o estilo Contemporâneo da capoeira. O número de componentes varia conforme os projetos em andamento.

Ao longo dos anos, o Ginga Sul tem desenvolvido atividades em instituições de ensino e projetos sociais, em conformidade com as leis 10.639/2003 e 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial).

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Equipe de robótica do Sesi apresenta produto inédito que evita mofo em artefatos arqueológicos

Entre as entidades e programas que receberam o trabalho do grupo estão Serviço Social da Indústria (Sesi), Fundação Gazeta Jornalista Francisco José Frantz, Cooperativa Coestal, Programa Mais Educação do governo do Estado, Projeto Semear Amigos (projeto de extensão da Unisc em parceria com o Instituto Pioneer e Prefeitura de Santa Cruz do Sul), Programa Integração AABB Comunidade, Programa Guarda Costas da Guarda Municipal e Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca). 

Moa Fanfa, capoeirista

Moa recorda o período de atuação com a Fundação Gazeta, entre outubro de 2005 e fim de 2008, quando o grupo trabalhou com crianças e adolescentes. Foi um período especial para ele, pois foi quando retornou às atividades após a recuperação de um aneurisma cerebral. “Inclusive, um pandeiro e um atabaque foram doados pela fundação e usamos até hoje”, afirma. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz passa a contar com local exclusivo para exames da mulher a partir desta segunda

Entre as diversas atividades realizadas ao longo de sua história, o Ginga Sul levou a capoeira e a cultura afro-brasileira de Santa Cruz para além das fronteiras. Entre 2001 e 2011, o grupo manteve parceria com a escola de idiomas Schütz & Kanomata, que possibilitou aos professores estrangeiros conhecerem de perto a capoeira e a cultura local. Mais recentemente, em 2023, o Ginga Sul conduziu uma oficina para cerca de 30 canadenses em um projeto da Unisc.

Planos

Para celebrar os 25 anos, o Ginga Sul realizará uma atividade interna em novembro. No dia 24 de janeiro de 2026, está prevista a passagem da coordenação para Fábio Alex de Oliveira (Contramestre Coringa), que assumirá a liderança, enquanto Moa Fanfa passará a atuar como apoiador e conselheiro. Na ocasião, Fábio receberá o título de Mestre de Capoeira, pelo exercício de suas atividades de 1989 a 2026.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.