A Secretaria Municipal de Administração (Sead) realizou, na terça-feira, no auditório da Procuradoria-Geral do Município (PGM), cerimônia de posse de 23 guardas municipais aprovados e classificados no concurso público de 2019. O novo efetivo é composto por nove mulheres e 14 homens que passam a ocupar vagas na Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob).
LEIA MAIS: Guardas municipais em formação participam de simulação no Parque da Gruta
Com a suspensão do concurso por dois anos em razão da pandemia, somente em julho do ano passado o processo teve continuidade. A seleção foi realizada em seis etapas: prova objetiva, prova física, avaliação psicológica, investigação de conduta social, curso de formação e exames médicos. Em 2022, a Guarda Municipal e a Fiscalização de Trânsito foram incorporadas em um mesmo órgão, passando a atuar em conjunto.
Publicidade
Com um total de 1.010 horas, divididas em 11 módulos, o curso preparatório foi ministrado na Academia de Formação e Capacitação da Guarda Municipal, entre dezembro do ano passado e maio. O conteúdo incluiu capacitação para operação de aparelho decibelímetro, formação para agentes de autoridade do trânsito e habilitação para porte de arma. O módulo específico de armamento e tiro envolveu 200 horas de treinamento intenso, resultando em mais de 11,5 mil disparos realizados.
O titular da Sead, Edemilson Severo, destacou o mérito dos servidores que foram nomeados após aprovação em todas as etapas do concurso. Ele também ressaltou as especificidades do cargo e sua importância na comunidade.
LEIA TAMBÉM: Alunos do projeto Guarda Mirim conhecem a rotina da Guarda Municipal
Publicidade
O coordenador da Guarda Municipal, Cláudio dos Santos, salientou que antes de serem guardas, os novos empossados são servidores públicos. “Temos o desafio de fazer uma guarda forte e de prestar um grande serviço à comunidade”, observou. Já o titular da Sesmob, Valmir José dos Reis, falou dos investimentos feitos na área da segurança pública e destacou Santa Cruz como um dos primeiros municípios do Estado a ter uma guarda municipal com poder de polícia administrativa.
Também prestigiaram o ato de posse o secretário municipal de Planejamento e Governança, Everton Oltramari, o coordenador da Academia de Formação e Capacitação da Guarda Municipal, Claiton Luis Kolling, o diretor de Segurança, Tiago Baggiotto, a diretora de Gestão de Processos e Inovação, Marinalda Dias Spindler, e a coordenadora do Departamento de Gestão de Pessoas da Sead, Juliana Machado de Souza Panke.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.