Santa Cruz do Sul

Helena Hermany atribui boa colocação de Santa Cruz na implementação da Lei de Licitações a controle e planejamento

O levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) que posiciona Santa Cruz do Sul como a quinta cidade gaúcha que melhor implementou a nova lei de licitações e contratos (14.133/2021) coloca o município como referência em governança, planejamento, controle e transparência nas contas públicas. O estudo do tribunal leva em conta os 497 municípios gaúchos.

Implementada em 2021, a lei rege as contratações públicas. Prefeita na época, Helena Hermany atribui o resultado à qualificação da equipe e ao controle feito em cada ação na gestão. “Na época, a lei foi implementada a partir de muita dedicação, estudo e aprimoramento da equipe. E a qualificação destes servidores concursados para a lisura e êxito dos processos culminou com este resultado”, diz. “Pois quando se tem pessoas competentes, não há margem para erros.”

LEIA MAIS: Santa Cruz é a quinta cidade gaúcha que melhor implementou a Lei de Licitações

Publicidade

Ela ainda enfatiza que a gestão tinha a preocupação com o controle e o planejamento em todos os setores e etapas de processos. “Sempre primamos pelas coisas certas. Tínhamos, seriedade, controle e planejamento como base de tudo. E com isso, mais uma vez, a cidade alcança uma marca positiva, de destaque no Estado.”

A ex-prefeita também se manifestou por meio de nota. “O resultado, divulgado oficialmente pelo próprio TCE-RS, desmonta de forma definitiva qualquer tentativa de vincular a auditoria especial realizada no município, em 2025, a falhas ou irregularidades da gestão 2021/24.” Ainda salienta que a auditoria não ocorreu apenas na cidade, mas que se tratou de um trabalho técnico realizado em todo o Estado.

Índice Geral

Santa Cruz do Sul obteve pontuação 0,669 no índice geral de maturidade, ficando atrás de Braga, Itati, Santo Antônio da Patrulha e Caxias do Sul. Nos principais quesitos, o Município alcançou 0,657 em Governança; 0,705 em Planejamento; 0,740 em Fortalecimento dos Controles e 0,543 em Adoção de Recursos Tecnológicos/Produção e Disponibilidade de Dados. Cada quesito recebeu uma nota que varia de 0 a 1.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.