Foto: Ministério Público/Divulgação
A ex-prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany se manifestou neste domingo, 21, após a divulgação da notícia de que seu nome foi incluído na denúncia da Operação Controle. Por meio de nota, ela disse que recebeu a informação com serenidade e ao mesmo tempo surpresa. Embora ainda não tenha sido oficialmente intimada, Helena optou por falar sobre o caso.
Na nota, a ex-prefeita reforça que desde a deflagração da Operação Controle em novembro de 2023, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Gaeco/MPRS) sempre deixou claro que ela não tinha qualquer participação nos fatos apurados. Inclusive, no dia em que foram desencadeadas as buscas, o coordenador do 8º Núcleo do Gaeco/Central, promotor João Beltrame, disse em entrevista à Gazeta do Sul que Helena não estava mencionada nos documentos.
LEIA TAMBÉM: Procedimento administrativo que acompanha a Operação Controle é prorrogado por mais um ano
Publicidade
“Em nenhum momento tivemos a participação da prefeita Helena, como participante, conivente ou qualquer tipo de atuação nesses crimes que investigamos”, afirmou o promotor. Na manifestação deste domingo, Helena ainda ressaltou o fato de que está surpresa diante de uma manifestação divulgada ao longo da semana.
“O atual governo comprovou oficialmente, através da resposta de um pedido de informações enviado à Câmara, que cada centavo dos recursos do Finisa foi aplicado corretamente em obras para a nossa comunidade. Além disso, todas as minhas contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas, sem qualquer ressalva”, diz um trecho da nota.
LEIA TAMBÉM:
Publicidade
Para a ex-prefeita, trata-se de uma uma injustiça a ela em razão da vida pública e carreira política. “Espero ter saúde e vitalidade para acompanhar até o fim este assunto, e ver a verdade prevalecer. Até lá, afirmo que não comentarei mais sobre isso, porque tenho o direito de me defender em juízo e não em meio a especulações”, acrescenta a nota.
A Operação Controle foi desencadeada pelo Gaeco com objetivo de desarticular grupo que seria responsável por prejuízos que podem alcançar R$ 47 milhões aos cofres públicos. Além do então vice-prefeito Elstor Desbessel, foram afastados durante a operação os secretários da Administração, Edemilson Severo; do Planejamento e Governança, Everton Oltramari; do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins; e da Segurança e Mobilidade Urbana, Valmir José dos Reis e o líder do governo na Câmara de Vereadores, Henrique Hermany.
Esclarecimentos ao povo santa-cruzense
Publicidade
Recebo com serenidade — e também com surpresa — a notícia de que recentemente fui incluída na denúncia no âmbito da chamada Operação Controle, embora ainda não intimada oficialmente. Surpresa porque, desde o início, o próprio GAECO e o Ministério Público Estadual já haviam deixado claro que eu não tinha qualquer participação nos fatos apurados. Surpresa também porque, justamente nesta semana, o atual governo comprovou oficialmente, através da resposta de um pedido de informações enviado à Câmara, que cada centavo dos recursos do Finisa foi aplicado corretamente em obras para a nossa comunidade. Além disso, todas as minhas contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas, sem qualquer ressalva. Por isso, encaro este assunto como mais uma injustiça que a vida pública me impõe. Mas sigo de cabeça erguida. Sei que apurações também existem para inocentar, como aconteceu recentemente em Vera Cruz, na Operação Fura-Fila, onde todos os denunciados ao final foram absolvidos. Tenho a consciência tranquila de quem sempre agiu com honestidade e transparência. Espero ter saúde e vitalidade para acompanhar até o fim este assunto, e ver a verdade prevalecer. Até lá, afirmo que não comentarei mais sobre isso, porque tenho o direito de me defender em juízo e não em meio a especulações. Sou, antes de tudo, uma mulher de muita fibra e coragem. Já enfrentei muitos obstáculos e superei todos com fé, disposição e trabalho. Este é apenas mais um que irei enfrentar — com a mesma determinação de sempre.
Helena Hermany – Ex-Prefeita Municipal.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.