Com a chegada do Carnaval, período tradicionalmente marcado por viagens e festas, o Hemovida de Santa Cruz do Sul enfrenta um desafio recorrente: a diminuição no número de doadores. Ao mesmo tempo, a demanda por sangue aumenta, especialmente em função de acidentes e atendimentos de urgência e emergência. O cenário acende o alerta para a importância da mobilização da população.
Segundo a enfermeira Fátima Maciel, os estoques precisam ser mantidos em níveis adequados para garantir o atendimento a pacientes que dependem de transfusões. “Durante o Carnaval, a necessidade de doações pode aumentar, enquanto o número de doadores costuma diminuir”, explica. Por isso, a participação de cada doador faz diferença direta na manutenção do serviço.
Na segunda-feira, 16 de fevereiro, o atendimento para doação de sangue no Hemovida ocorrerá normalmente, das 7h30 às 12h30. Já na terça-feira de Carnaval, o serviço estará fechado, com retorno das atividades na quarta-feira, também das 7h30 às 12h30.
Publicidade
Atualmente, o hemocentro necessita de doadores de todos os tipos sanguíneos. “Toda doação é essencial”, reforça a enfermeira. Ressalta, ainda, que não há tipo mais importante de sangue, todos são fundamentais para manter os estoques equilibrados.
Para doar, é necessário realizar agendamento pelo telefone (51) 3056 2103, por ligação ou WhatsApp, ou ainda pelo link disponível na perfil do Instagram do Hemovida (@hemovidars). No dia agendado, o voluntário deve comparecer ao Hemovida, junto ao Hospital Santa Cruz, com documento oficial com foto, passar por triagem e entrevista. Estando apto, realiza a doação.
O procedimento é simples, seguro e rápido. Em meio à folia, o gesto de solidariedade se torna ainda mais necessário para que o sistema de saúde continue atendendo quem mais precisa.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.