Em outubro, animais silvestres passaram a ser atendidos pelos profissionais
O Hospital Veterinário da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) apresentou um aumento no número de atendimentos clínicos para animais de toda a região em 2025, quando completou cinco anos de atividade. Entre janeiro e dezembro, foram 2.712 atendimentos clínicos para animais de pequeno e grande porte e pets não convencionais.
Destes, 613 foram particulares. A grande maioria – 2.099 ao todo – foi de forma gratuita para tutores de baixa renda, protetores independentes e organizações não governamentais. Além disso, os profissionais realizaram 1.029 procedimentos cirúrgicos e 430 vacinações em espécies variadas.
Já em 2024, a instituição registrou 2.081 atendimentos clínicos, dos quais 553 particulares e 1.528 gratuitos. Foram 692 procedimentos cirúrgicos e 296 vacinações em espécies variadas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Bruna Molz destaca que cerca de 300 animais ganharam um novo lar neste ano
Segundo a equipe de comunicação da Unisc, os atendimentos clínicos e cirúrgicos ortopédicos continuam sendo a maior demanda do hospital. Entre os serviços laboratoriais, o destaque é a procura pelo diagnóstico micológico, em decorrência da endemia regional de esporotricose em felinos.
Referenciada pela estrutura e por ser um espaço de ensino-aprendizagem para acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, por meio da prática extensionista, a infraestrutura do hospital tornou-se sede para aulas teórico-práticas, sendo o único da região Sul. Além dos serviços prestados, segue ampliando ações acadêmicas por meio da formação complementar a acadêmicos e profissionais. Oferta ainda cursos de curta duração, incluindo Odontologia Equina, Introdução à Medicina Integrativa Regenerativa: Ozonioterapia – Benefícios e Indicações; Princípios Básicos de Estética Animal (Banho e Tosa) – Módulos 1, 2 e 3; Emergências em Equinos e Práticas Emergenciais em Pequenos Animais.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Hospital Veterinário já realizou em torno de 10 mil atendimentos
Em 16 de outubro, o hospital foi habilitado pelo departamento de Biodiversidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) como Centro de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres (CAE). Desde então, recebeu animais silvestres de diversas espécies para atendimento e reabilitação, incluindo urubus, gambás, furões, lontras, tamanduá-mirim, tartarugas e aves nativas. De acordo com a Unisc, além de contribuir com as espécies silvestres que habitam o Vale do Rio, a habilitação é um acréscimo para o currículo dos acadêmicos.
Os atendimentos particulares são feitos por agendamento, exceto em casos de emergência, que devem ser encaminhados diretamente ao local. Tutores de baixa renda, protetores e entidades precisam estar cadastrados na Secretaria do Bem-Estar Animal via edital para atendimento gratuito.
Publicidade
O Hospital Veterinário, localizado às margens da RSC-287, no quilômetro 94, em Linha Pinheiral, atende de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13h30 às 17h30. O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp ou telefone no número (51) 3717 7555. Há ainda o e-mail hospitalveterinario@unisc.br.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.