ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Humanismo fracassado

Continuar colocando o homem no centro do debate pode não ser a melhor receita de futuro, nos levou a este cenário caótico e insustentável. Defendo futuros humanos, mas sei que, se os desejos do homem prevalecerem, podemos perpetuar todos os descasos que legitimamos até agora.

O Neo Humanismo, filosofia do indiano P.R. Sarkar, defende o equilíbrio entre as espécies e a natureza, e o respeito a todas as formas de vida. Nosso desejo de progredir a qualquer custo fez com que invadíssemos espaços sagrados para instalar nossas cidades, indústrias e demais sistemas capitalistas. Construímos nossos castelos de areia, agora em total ruína.

ads6 Advertising

Publicidade

Nossa arrogância nos fez pensar que os recursos são infinitos e que, em nome da nossa liberdade, podemos tudo. Gaia está em revolta, cobrando o preço.

A existência exige respeito e o convívio entre as espécies exige consciência.

ads7 Advertising

Publicidade

Em sua empresa, reveja o uso do papel, da energia, recicle materiais, resíduos, lixo, distribua todo excesso e doe tudo que não for relevante para a comunidade no entorno do seu negócio. Elimine o plástico, apague a luz, use a água da chuva.

O único futuro que pode dar certo é um futuro onde todas as formas de vida sejam respeitadas, integradas e preservadas. Bens de consumo não serão mais a medida de sucesso de um país, nem produtividade. Sustentabilidade sim, e força de trabalho consciente. Em vez de colocar humanos no centro, precisamos colocar a dádiva sagrada da vida sustentável acima de tudo e todos, inclusive acima das metas do seu negócio.

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta