Foto: Junio Nunes / Instituto Crescer Legal
O Instituto Crescer Legal promoveu em setembro encontros regionais com os jovens aprendizes e egressos do seu Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Com o tema “GamEduca: pertencimento, cultura e aprendizado no campo”, as atividades ocorreram em Canoinhas (SC), no dia 17 de setembro, com aprendizes e egressos de São João do Triunfo (PR), Canoinhas e Itaiópolis (SC). E no dia 30 de setembro, os aprendizes gaúchos dos municípios de Arroio do Padre, Gramado Xavier, Passa Sete e Vera Cruz e egressos das diversas regiões já abrangidas pelo programa se reuniram em Santa Cruz do Sul.
Ao todo, cerca de 250 jovens participaram da programação que contou que com momentos de dinâmicas por meio estações temáticas e jogos de integração, e que proporcionaram momentos de troca, descontração e aprendizado coletivo.
LEIA TAMBÉM: Instituto Crescer Legal recebe inscrições para novos aprendizes na região
Publicidade
O conselheiro e associado fundador do Instituto, Sergio Francisco Rauber, participou do evento em Canoinhas. “O que nos motivou, há 10 anos, a fundarmos o Instituto foi justamente proporcionar esse tipo de conhecimento e criar oportunidades para os jovens. No começo parecia um desafio distante, mas hoje é uma realidade concreta: até o final deste ano, já serão mais de 1,2 mil jovens que tiveram essa oportunidade. Tenho certeza de que a vida de muitos deles foi transformada por essa experiência. Por isso, aproveitem cada momento até a formatura. Vivam intensamente não só este período, mas todas as oportunidades que virão depois. Aproveitem tudo o que o Instituto oferece, porque a vida é desafiadora, e é preciso estar preparado para enfrentar suas dificuldades. Vocês são especiais e têm essa oportunidade única em mãos”, disse Rauber aos participantes em Canoinhas.
Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e de suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal objetiva desenvolver e apoiar ações voltadas a combater o trabalho de crianças e adolescentes no meio rural, em especial na cadeia produtiva do tabaco, na Região Sul do Brasil, ofertando alternativas de aprendizagem e proporcionando oportunidades de geração de renda e formação para esses jovens.
LEIA TAMBÉM: Instituto Crescer Legal completa dez anos transformando vidas no campo
Publicidade
O diretor presidente do Instituto Crescer Legal, Valmor Thesing, acompanhou o encontro realizado em Santa Cruz do Sul e falou aos jovens aprendizes. “O Instituto Crescer Legal é um orgulho para o nosso setor. Essa semente lançada há 10 anos trouxe muitos desafios, pois se tratava de uma experiência nova para todos nós. Hoje, são mais de mil jovens formados, que tiveram suas vidas transformadas pelos aprendizados sobre gestão rural e empreendedorismo. O Instituto tem esse poder transformador e tenho certeza de que daqui sairão futuros líderes em suas comunidades rurais”, disse Thesing aos aprendizes gaúchos.
Os eventos também foram marcados pelo lançamento do desafio para a criação de um mascote do Instituto Crescer Legal, aberto a aprendizes de 2025 e egressos de anos anteriores. Os participantes têm até 14 de novembro para enviar seus esboços, que devem ser feitos à mão e que serão avaliados pela equipe do Instituto. O resultado será divulgado pelas redes sociais.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.