Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

APRENDIZAGEM RURAL

Instituto Crescer Legal completa dez anos transformando vidas no campo

Foto: Rodrigo Assmann

Roda de conversa durante o evento comemorativo dessa quinta reuniu relatos de diferentes frentes envolvidas no Crescer Legal

A frase escrita por Gabriel Furlan, de Passa Sete, era apenas uma das que enfeitavam a árvore localizada no salão do TAP’s Eventos, em Santa Cruz do Sul, na tarde dessa quinta-feira, 22: “Você faz parte desta história que desenvolve a vida de muitos jovens no campo”. Cada uma delas, aliás, vinha acompanhada de sementes. Ali, ao alcance das mãos, estavam novas oportunidades para plantar e colher.

O espaço interativo integrava os cenários criados para celebrar os dez anos de atuação do Instituto Crescer Legal, simbolizando o seu propósito. Durante o evento institucional, os participantes puderam acompanhar uma roda de conversa formada com pessoas que atuaram na construção e nos programas desenvolvidos pela entidade, entre elas a idealizadora e associada fundadora Ana Paula Motta Costa.

Vanessa Beise: motivação para os estudos | Foto: Rodrigo Assmann

A egressa Vanessa Ferreira Beise, de 27 anos, professora em 2024, também integrava o grupo. “Eu tinha 18 anos quando comecei no Crescer Legal. Lembro até hoje quando o orientador agrícola chegou na nossa casa falando sobre a iniciativa, lá em 2016.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Agricultores continuarão com protestos pela securitização

Segundo ela, desde o primeiro dia de atividades, os participantes perceberam que poderiam aprender e também serem ouvidos. Para Vanessa, o envolvimento abriu as portas para o caminho profissional. “Foi a partir dali que decidi cursar a graduação Educação no Campo, pela Universidade Federal de Santa Maria [UFSM], na qual me formei em 2020.”

Além disso, a jovem destaca o trabalho de valorização da vida no meio rural. “Eu, por exemplo, fui morar na cidade em 2018, mas decidi voltar às origens em 2023”, conta a moradora de Linha Alta, em Candelária.

Publicidade

Para ela, poder participar das comemorações de dez anos é sinônimo de orgulho e felicidade. “Sempre tive como meta voltar para o Crescer Legal como professora e eu consegui. Minha mãe, a Joneia Ferreira, também foi a primeira cozinheira do projeto. Somos parte da história”, recorda.

LEIA TAMBÉM: Feira de mães empreendedoras marca o Maio Furta-cor neste sábado; veja programação

Planejamento pronto para continuar o trabalho

Atual presidente do conselho consultivo do instituto, um dos integrantes da roda de conversa fez uma fala emocionada. “Dez anos atrás, quando apresentamos o programa, eu afirmei que estávamos lançando a semente que, no futuro, iria se transformar numa grande árvore. Foi um privilégio participar da criação”, disse Iro Schünke, que estava na presidência do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) na época em que o programa foi lançado.

Publicidade

“Estar aqui é extremamente emocionante, é uma satisfação. Não tem preço poder participar de forma tão ativa e profunda dessa iniciativa e ainda ajudar a desenvolver a vida das pessoas.”

O atual presidente, Valmor Thesing, também lembrou dos desafios do setor do tabaco nos anos 1990 que motivaram a criação do Crescer Legal. “Nós precisávamos combater o trabalho infantil e reforçar, junto aos produtores, a importância dos filhos frequentarem a escola. No início havia muito receio, mas logo isso foi superado.”

LEIA TAMBÉM: Emei de João Alves será inaugurada nesta sexta-feira

Publicidade

Segundo ele, o planejamento estratégico para os próximos anos está pronto para ser apresentado. “Queremos continuar esse trabalho. A educação e a profissionalização são a base de tudo.” Em seguida, foi realizado o lançamento do novo vídeo institucional.

Valmor Thesing: trabalho será mantido | Foto: Rodrigo Assmann

Sobre o Instituto Crescer Legal

Iniciativa do SindiTabaco e suas empresas associadas, desde 2015 o Instituto Crescer Legal já certificou mais de mil adolescentes do campo. Com sede em Santa Cruz do Sul, sua atuação abrange, no momento, 23 municípios do Sul do Brasil.

Além do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, o instituto conta com três outras iniciativas: o Programa de Acompanhamento dos Egressos; o Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo e o Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.