Santa Cruz do Sul

Itunisc recebe nova certificação nacional

A Incubadora Tecnológica (Itunisc) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi agraciada com a certificação Cerne Nível 2, da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O selo atesta a padronização da incubadora na geração de novos empreendimentos, obedecendo todos os processos e práticas-chave estabelecidos pelo modelo.

No ano passado, a Itunisc havia conquistado o Nível 1. Em reunião virtual nesta semana, que reuniu representantes da Anprotec, Sebrae, empreendimentos incubados e graduados, além de representantes da Unisc, como a vice-reitora, Andreia Rosane de Moura Valim, conquistou o Nível 2. Assim, conforme a incubadora evolui nos níveis propostos pelo Modelo Cerne, mais madura será a sua capacidade de gerar sistematicamente empreendimentos inovadores bem-sucedidos e resultados expressivos para a região.

LEIA TAMBÉM: Itunisc abre inscrições para cadastro de mentores; saiba como

Publicidade

O diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Rafael Kirst, enfatizou o trabalho, energia e esforço da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), mantenedora da Unisc, em dar continuidade aos ambientes de inovação. “A Itunisc completou, ano passado, 18 anos com maturidade e segurança. Repensamos o processo de incubação com um pensamento mais ágil, o que reverte um resultado ainda maior para a região com incubados que consigam estabelecer base para suas ações, pós incubadora.” 

O gestor da Itunisc, Alexandre Dal Molin Wissmann, diz estar muito feliz com a conquista. “Demonstra o sólido trabalho que vem sendo desenvolvido na Itunisc ao longo de sua extensa trajetória de atuação. Sermos reconhecidos com essa certificação, evidencia a incubadora como referência em ambientes capazes de gerar empreendimentos inovadores e é um motivo de orgulho para nós e para a região.”

LEIA TAMBÉM: SebraeX e Tecnounisc promovem 10º Startup Day com foco na indústria audiovisual

Publicidade

Saiba mais

A plataforma denominada Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) visa promover uma melhoria expressiva nos resultados das incubadoras das diferentes áreas, em termos tanto quantitativos quanto qualitativos. O objetivo do Cerne é criar um modelo e um padrão de atuação, de forma a ampliar a capacidade da incubadora de gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem-sucedidos, sintonizados com as tendências mundiais da área. Com isso, cria-se uma base de referência para que as incubadoras de diferentes áreas e portes possam reduzir o nível de variabilidade na obtenção de sucesso das empresas apoiadas.

  • No Nível 1 – Empreendimento, todos os processos e práticas estão diretamente relacionados ao desenvolvimento dos empreendimentos. Assim, as práticas a serem implantadas nesse nível de maturidade vão desde a sensibilização, a prospecção e a seleção de empreendimentos até a graduação e o relacionamento.
  • No Nível 2 – Incubadora, o foco é implantar práticas que tenham como foco a estruturação da governança da incubadora, implantando processos que viabilizem a sua gestão estratégica, a ampliação dos serviços prestados e do público-alvo e a avaliação dos seus resultados e impactos.
  • No Nível 3 – Rede de Parceiros, o objetivo é implantar práticas que formalizem uma rede de parceiros, visando ampliar a atuação da incubadora, criando instrumentos capazes e efetivos para realizar incubação a distância. Assim, neste nível, a incubadora reforça sua atuação como um dos “nós” da rede de atores envolvidos na promoção da inovação por meio da geração de empreendimentos inovadores.
  • No Nível 4 – Posicionamento Global, o objetivo é implantar práticas que tenham como foco a globalização tanto da incubadora quanto dos empreendimentos apoiados, de modo que possam atuar de maneira efetiva no mercado global.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.