ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Já pensou?

Na segunda-feira (14/12), durante alguns minutos, diversos serviços digitais de nível mundial permaneceram fora do ar. A notícia fez a volta ao mundo em minutos, comprovando que, além das armas biológicas – tipo vírus fabricados em laboratórios –, a guerrilha cibernética é uma ameaça onipresente, que interfere diretamente na vida de todo o mundo.

Já relatei por aqui o questionamento que muitos leitores devem ter ouvido de filhos, netos ou sobrinhos.

ads6 Advertising

Publicidade

Meus filhos – adultos – repetem a indagação com frequência. São incapazes de ficar longe do celular, vício que atinge usuários de todas as idades. A transformação dos hábitos tem sido cada vez mais rápida, agressiva e invasiva.

Nunca tantas instituições tiveram acesso às nossas informações confidenciais. A lei proíbe, mas quem fiscaliza a aplicação da lei? Como diz o ditado, “se dependesse de leis, o Brasil seria a Suíça!”. Estamos à mercê de invasões diárias, algumas, inclusive, comercializadas livremente no mercado para exploração comercial.

ads7 Advertising

Publicidade

O home office nos foi imposto como solução mágica. O vírus seria controlado e, de quebra, as empresas economizariam em infraestrutura e despesas. Seria a “cereja do bolo” desta pandemia, mas a exaustão mental atingiu a maioria dos trabalhadores, que hoje gostariam de voltar à rotina antiga do ambiente profissional.

A pane digital de proporções mundiais causa insônia em cientistas, empresários e curiosos. Com frequência cada vez maior ocorrem esses incidentes, por enquanto esporádicos. De forma recorrente, diversos segmentos da economia global são impactados, além da nossa rotina.

ads8 Advertising

Publicidade

Além do genocídio biológico, proliferam na sessão ficcional as tramas onde o “bug” tecnológico assombra o imaginário mundial. Invadindo a privacidade geral. Tente imaginar, amigo(a) leitor/leitora, você acordar, ligar a tevê/rádio e tentar acessar as mensagens no seu celular. E se nada disso funcionar!

Já pensou?

LEIA MAIS COLUNAS DE GILBERTO JASPER

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta