Foto: Expedito Engling
Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, a secretária de Educação de Santa Cruz do Sul, Jane Sabin, falou sobre a busca de terrenos estratégicos para a construção de novas escolas, visando atender a demanda crescente da população. Ela destacou que a prioridade é atender localidades com maior crescimento populacional, como os bairros João Alves e Linha Santa Cruz.
“A Escola Dona Leopoldina já teve problemas com vagas neste ano. Queremos uma escola de 700 a 800 alunos, com salas, refeitório, ginásio e campo aberto com pista de atletismo. Já temos um terreno em avaliação no Bairro João Alves e está tudo encaminhado para uma desapropriação junto ao morador. A maioria das desapropriações é amigável, com consentimento do proprietário”, afirmou Jane.
LEIA TAMBÉM: Escola especial inclusiva de Santa Cruz pode entrar em funcionamento em 2026
Publicidade
Para as EMEFs, a secretaria procura áreas de pelo menos um hectare, equivalentes a 10 mil metros quadrados, garantindo espaço suficiente para todas as estruturas necessárias. “Não adianta ser terrenos menores, porque a escola precisa entregar tudo o que a Educação exige hoje”, explicou a secretária, citando exemplos como a Escola Harmonia, que possui 750 alunos e espaço completo para atividades esportivas.
Em Linha Santa Cruz, a secretaria também avalia terrenos com metragem adequada, considerando a proximidade de bairros e condomínios para facilitar o acesso dos estudantes. Já na região do Bairro Arroio Grande, terrenos próximos a áreas centrais são priorizados para atender a demanda dos anos iniciais, onde há grande concorrência por vagas.
LEIA TAMBÉM: Famílias da EFASC recebem dez quintais orgânicos de frutas da Embrapa
Publicidade
Para a educação infantil, a procura é por terrenos de no mínimo 4 mil metros quadrados, com espaço para pátio, refeitório e salas multifuncionais. “Eles não precisam de ginásio, mas de um espaço adequado para atividades e aprendizado”, destacou Jane.
A secretária reforçou que o município mantém transparência na divulgação dos interesses e planos, buscando evitar decisões precipitadas e garantindo que os espaços sejam adequados para a oferta de ensino de qualidade.
*Colaboraram Carina Weber e Marcio Souza
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.