Jogos estarão no Hall do Pavilhão Central
No ano em que celebra 40 edições, a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul tem no resgate cultural e histórico um dos pontos emblemáticos para a preservação do legado trazido pelos imigrantes alemães que chegaram ao município há mais de 175 anos. Com os jogos germânicos, muitos ainda praticados em grupos e sociedades, o visitante poderá conhecer essa tradição e arriscar a sorte. Junto ao hall de entrada do Pavilhão Central, diversos jogos estarão à mostra e poderão ser experimentados pelo público. É o tema da 40ª Oktoberfest – “Reviva as Memórias, Celebre as Tradições” – experienciado na prática, nos três finais de semana da festa.
Um dos coordenadores de Cultura e Folclore da Oktoberfest, Mártin Goldmeyer, frisa que os jogos germânicos são atividades tradicionais, que eram ou ainda são praticados nas sociedades, nas comunidades de interior, e que foram resgatados em boa parte pelo Centro Cultural 25 de Julho, que tem uma coletânea. “Dá para quase chamar de uma jogoteca ou uma brinquedoteca, mas de jogos antigos. É quase um museu de jogos”, ressaltou. E é essa coleção que vai estar em evidência logo na entrada do Parque da Oktoberfest, com destaque para o Corona, Bolão de Mesa e de Bola Presa e Eisstocksport de Mesa.
LEIA TAMBÉM: Jogos estarão no Hall do Pavilhão Central
Publicidade
Pelo menos um desses jogos se tornou mais popular recentemente. É o Eisstocksport, que desperta a curiosidade das pessoas, até porque o Centro Cultural 25 de Julho costuma estar em evidência com a participação em inúmeras competições, inclusive internacionais. Conforme a presidente da entidade e presidente da Federação Gaúcha de Eisstocksport, Marcia Reis, o eisstock é a sensação porque é um jogo extremamente familiar. “É um esporte que, com suas dinâmicas, é apaixonante. Ele une gerações”, resume. Atualmente, de acordo com a coordenadora do departamento no Centro, Senilda Waechter, a Susi, cerca de 150 pessoas praticam o esporte na região dos Vales. Foi na Oktoberfest de 2003 que o eisstock ganhou visibilidade na Festa da Alegria com a realização do 1º Torneio Brasileiro da modalidade, durante o evento.
Em 2025, o Centro Cultural 25 de Julho organiza a 20ª edição da competição, com caráter internacional, de 9 a 12 de outubro, reunindo cerca de 200 atletas de diversos clubes da região, além de visitantes do Paraguai e da Argentina. “Resgatar os jogos germânicos na Oktoberfest é promover o acesso, a valorização e a perpetuação da cultura germânica, do que foi trazido pelos antepassados”, sublinhou Marcia.
As origens remontam do século 16. Mas, em Santa Cruz do Sul, chegou ao Centro Cultural 25 de Julho por intermédio de Rene Reinaldo Emmel (in memoriam), que conheceu o jogo em 2002 em visita a sua irmã Ingrid, na Alemanha. Durante um evento, ele viu pessoas atirando objetos em uma rua asfaltada. A curiosidade fez Rene atirar também aqueles equipamentos e questionar a respeito. Ficou sabendo que era um jogo praticado por centenas de clubes na Alemanha.
Publicidade
De volta a Santa Cruz do Sul, levantou a ideia como uma das opções nos jogos germânicos mostrados na Oktoberfest, e assim iniciou, de fato, em 2003. O esporte lembra um pouco a bocha e foi desenvolvido em pista de gelo, concreto ou asfalto. A pista possui 30 metros de comprimento por três de largura e pode ser jogado por equipe, individual ou arremesso a distância.
LEIA TAMBÉM: Agricultura Familiar estará em novo espaço na 40ª Oktoberfest; confira novidades
Saiba mais sobre os jogos germânicos que poderão ser praticados pelos visitantes da 40ª Oktoberfest, gratuitamente:
Publicidade
This website uses cookies.