ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Jovens rurais recebem prêmio para financiar projetos

ads3

Daniel Silveira implementou sistema de irrigação para o cultivo da melancia em Rio Pardo

ads4

O Programa Jovem Empreendedor Rural, iniciativa da Japan Tobacco International (JTI), realizou terça-feira, 15, a cerimônia de premiação dos vencedores da quinta edição, que contemplou 17 participantes com valores entre R$ 4 mil e R$ 6 mil. A atividade tem por objetivo incentivar a implementação de projetos que diversifiquem a produção e aumentem a renda nas propriedades rurais.

Os projetos premiados no evento online foram construídos ao longo dos cursos oferecidos nas Escolas Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) e Vale do Sol (Efasol) e Instituto Crescer Legal (ICL). Baseadas em um diagnóstico das propriedades e comunidades nas quais estão inseridas, as iniciativas preveem o beneficiamento de animais, a compra de insumos e a melhora ou implementação de novas estruturas nas lavouras, que permitam a ampliação e a diversificação das atividades e garantam mais renda aos produtores.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Após meses de atividades remotas, Efasc realiza formatura online


Segundo o jovem, que atualmente cursa bacharelado em Agroecologia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), o desenvolvimento do projeto foi essencial para contornar os efeitos da estiagem enfrentada no município de Rio Pardo. “Consegui colocá-lo em prática no início deste ano e ele já foi muito importante para nossa produção de hortaliças e na cultura de safra, que é o caso da melancia. Tivemos um benefício considerável que fez a diferença na produção”, conta.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Sem a presença dos alunos, escola agrícola precisou se reinventar

Aprendizado colocado em prática

Para Marinês Kittel, supervisora de Projetos Sociais da JTI, o prêmio possibilita que os jovens coloquem em prática o que aprenderam ao longo de sua formação. “Esse prêmio permite que iniciem sua vida adulta implementando um projeto que eles mesmos idealizaram. Ou seja, reconhece e valoriza o potencial deles e seu protagonismo no futuro da agricultura familiar”, salienta.

ads8 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Instituto Crescer Legal apresenta resultados em reunião da ITGA

Pesquisa comprova a eficácia da iniciativa desenvolvida pela JTI

Para verificar se o Programa Jovem Empreendedor Rural está cumprindo seu objetivo de incentivar a implementação de projetos que diversifiquem a produção e aumentar a renda nas propriedades, a JTI e instituições parceiras realizaram uma pesquisa com os ganhadores de edições passadas. Executada pelo Núcleo de Pesquisa Social da Unisc, ela contou com a participação de 40 dos 48 vencedores nas quatro edições já organizadas (2016 a 2019), uma participação de 83,3%.

Dos pesquisados, mais de 90% colocaram em prática o projeto premiado; 18 (45%) conseguiram desenvolver tudo que haviam colocado como objetivo no projeto e 19 (47,5%) conseguiram desenvolver em parte os objetivos propostos. Os outros três jovens (7,5%) não responderam à questão. No total, 47,2% continuavam estudando no momento da realização dessa pesquisa. Destes, 68,8% estavam cursando o Ensino Superior.

Publicidade

LEIA MAIS: Instituto Crescer Legal apresenta jovens aprendizes nas redes sociais

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta