Produto é resultado de pesquisa sobre compostagem de resíduos do setor fumageiro
A empresa JTI alcançou a marca de 100% de reciclagem de resíduos em sua unidade industrial no Brasil. Um dos destaques desse avanço é o aproveitamento do pó de tabaco – antes considerado descarte – na produção do fertilizante orgânico FertiLeaf, certificado pela Ecocert e registrado no Ministério da Agricultura. O produto é desenvolvido pela Fundação para Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc), da qual a JTI faz parte do conselho deliberativo.
O FertiLeaf é resultado de mais de 15 anos de pesquisa sobre compostagem de resíduos do setor fumageiro. “O fertilizante retorna às lavouras como parte do pacote tecnológico oferecido pela Agronomia Técnica da JTI, fechando o ciclo produtivo e fortalecendo a lógica da economia circular junto aos próprios produtores da cadeia”, comenta o gerente de ESG da JTI, Marco Aurelio Dreyer de Andrade Silva.
LEIA TAMBÉM: Editora Gazeta lança Anuário Brasileiro do Arroz 2025
Publicidade
A iniciativa integra o projeto IWM (Integrated Waste Management), que centraliza a gestão de resíduos industriais, e está conectada a novas soluções em desenvolvimento, como uma planta de biomassa e um futuro biodigestor que deverá receber resíduos de diferentes origens, incluindo produção animal e de restaurantes.
Publicidade
This website uses cookies.