ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Larvicida é aplicado de forma experimental para evitar proliferação de mosquitos

ads3

Registro na aplicação do larvicida

ads4

Com a aquisição de nebulizadores para aplicação de produtos que possam combater a proliferação de mosquitos, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, iniciou, nessa quarta-feira, 16, uma ação experimental na aplicação de larvicida biológico em alguns pontos da cidade.

Autorizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o larvicida biológico tem a finalidade de eliminar larvas de todas as espécies de mosquitos. Diferentemente do inseticida, o produto, cientificamente comprovado, não causa impacto ambiental, também não contamina água para consumo humano, nem é prejudicial à saúde das pessoas nem dos animais.

ads6 Advertising
Presença de focos do Aedes é alarmante e Santa Cruz pode ter mais um ano com muitos casos de dengue

Publicidade

A aplicação, de caráter experimental, ocorreu em três pontos da cidade: Bairros Santo Inácio, Santa Vitória e Parque da Gruta. Para entender o funcionamento do produto, agentes de combate a endemias acompanharam a ação, orientados por uma bióloga da empresa. Ainda segundo a Vigilância, em bueiros, potencial criadouros de mosquitos, também foram aplicados larvicidas, na versão granulada.

A secretária de Saúde, Daniela Dumke, explica as motivações para a iniciativa. “Com os dias quentes intercalados com chuvas, há maior incidência de mosquitos, por isso precisamos agir para evitar uma proliferação ainda maior. Se comprovada a eficácia do larvicida, vamos adquirir o produto para que seja aplicado”, concluiu.

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta