ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Lixos e destinos

A limpeza é uma das características de nossa querida Santa Cruz e, desta forma, o assunto lixo merece sempre uma atenção especial, para que possamos fazer jus à qualificação que nos é atribuída. Deve-se ressaltar que neste sentido auxiliam melhorias acontecidas em períodos recentes, como o retorno já há mais tempo dos varredores/varredeiras no Centro e a colocação de coletores de resíduos orgânicos. Mas sempre há ainda muito a fazer para atingirmos parâmetros mais elevados, que interessam a todos que desejam ver uma cidade cada vez mais bonita.

A ampliação do sistema de contêineres para novas ruas continua a ser assunto para os moradores dessas áreas, como é o caso do Bairro Santo Inácio, onde um dos pontos abordados é a continuidade de depósitos de misturas de lixos nos recipientes destinados apenas aos orgânicos. Isso, por exemplo, tem mantido catadores à procura de objetos de interesse, inclusive nas madrugadas, abrindo e fechando ruidosamente as tampas e, numa ação insalubre, mexendo nos resíduos misturados. 

ads6 Advertising

Publicidade

Assim, parece oportuno reiterar e insistir para que haja uma divulgação ainda maior sobre o destino correto dos resíduos e dos dias e horários em que é feito o recolhimento específico dos objetos de reciclagem e a melhor forma de acondicionamento e colocação na rua. Inclusive uma campanha maciça e específica poderia ser desenvolvida, com a participação dos entes diretamente envolvidos e os meios de comunicação, para que se possa alcançar com mais eficiência os resultados desejados.

Em relação a este tema, merece também destaque a atuação na cidade de voluntários do Instituto Lixo Zero Brasil, que ainda no último dia 26 de março homenagearam, com a identificação de “Atitude Cidadã”, iniciativas de diversas organizações (Aflora Salão de Beleza Consciente, Bioeducar-se da Escola Educar-se, Casinha Verde Eco Soluções, Cooperativa de Catadores Coomcat, Iluminura Livraria e Cafeteria, Mercur e Sulpel Soluções Ambientais). O conceito Lixo Zero, conforme é divulgado, busca o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos de diversos tipos, com o propósito de inclusive evitar o seu direcionamento a aterros e incinerações.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS COLUNAS DE BENNO KIST

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta