Santa Cruz do Sul

Mais de 800 pessoas procuram o agendamento de inscrições para o Loteamento Santa Maria II

A esperança por um lar próprio motivou centenas de santa-cruzenses a procurarem a Secretaria Municipal de Habitação na manhã desta segunda-feira, 9, na expectativa para serem contemplados com uma das 144 moradias do Loteamento Santa Maria II. Após a publicação do edital, na última sexta-feira, 6, teve início o período de agendamento das inscrições para o complexo habitacional.

Somente na manhã desta segunda-feira, até por volta das 11 horas, 808 pessoas já haviam buscado a pasta para marcar uma data. Conforme relatos, os primeiros da fila já haviam comparecido ainda à meia-noite. Às 6h30, já passava de 200 o número de pessoas no local.

LEIA MAIS: Edital para o Loteamento Santa Maria II é publicado; veja os requisitos

Publicidade

Nesta etapa, são distribuídas fichas para o agendamento das inscrições oficiais para o loteamento, que serão feitas a partir de 23 de fevereiro. Para isso, os candidatos devem comparecer na sede da Secretaria de Habitação, no Centro Administrativo (Rua Coronel Oscar Rafael Jost, 1551, em frente ao Ginásio Poliesportivo Arnão), levando um documento de identificação.

Segundo o secretário municipal de Habitação, Andrei Barboza, o agendamento não tem data de corte. “Ele não encerra hoje [segunda-feira], não encerra amanhã [terça-feira], nem quarta. O candidato pode vir amanhã sem nenhum prejuízo por não ter vindo hoje. Não vai ser prejudicado ninguém que não agendou no dia de hoje”, pontuou em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9.

LEIA MAIS: Aprovado edital do Loteamento Santa Maria II

Publicidade

O titular da pasta também lamentou o que chamou de um “colapso de atendimento”. “A gente já está fazendo uma força-tarefa para atender a todas essas 808 no dia de hoje. Mas a gente vai ter que pensar bem no tempo que essa pessoa vai ter que aguardar se ela vier aqui agora”, reforça. Ele explica que o sistema de agendamento havia sido adotado justamente para evitar que se formassem filas acentuadas no momento da inscrição. Ainda, para melhor acomodar os candidatos, o Ginásio Arnão foi alocado para recebê-los enquanto aguardam na fila, em parceria com a Secretaria de Esportes.

Quantas fichas são distribuídas?

Andrei Barboza também comentou, na entrevista à Rádio Gazeta, sobre uma informação que estaria circulando entre a população de que a cada dia de agendamento seriam distribuídas apenas 50 fichas. No entanto, o secretário esclareceu que, para marcar uma data, não há limite de atendimentos.

LEIA MAIS: Inscrições para o Loteamento Santa Maria II começam em fevereiro

Publicidade

As 50 fichas, na verdade, se referem ao período de inscrição: a partir de 23 de fevereiro, a cada dia, apenas 50 candidatos, com horários já agendados, comparecerão para fazer o cadastro. Quando as fichas de uma data se esgotam, os agendamentos passam a ser para o dia seguinte.

Saiba mais

Ao todo, o Loteamento Santa Maria II terá 144 casas, destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 2.850,00, a partir do Programa Minha Casa Minha Vida – Modalidade FAR – Faixa 1 (Urbano). As obras de construção estão em torno de 80% concluídas. Para se inscrever, é preciso ter o cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico) nos últimos 12 meses, não possuir imóvel próprio e não ter sido beneficiado por programas habitacionais nos últimos dez anos. Conforme Andrei Barboza, a expectativa é que as chaves dos imóveis sejam entregues ainda em 2026 aos futuros moradores.

Colaborou Jaime Fredrich

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.