Agronegócio

Manifestação de agricultores em Vera Cruz cobra apoio dos governos após as enchentes

O trevo de acesso a Vera Cruz pela RSC-287, conhecido como Trevo da Kopp, foi tomado por cerca de 80 tratores nesta quinta-feira, 8. O movimento, intitulado “Tratoraço”, consiste em uma manifestação de agricultores do município, cobrando ajuda dos governos federal e estadual para se recuperarem após as enchentes de abril e maio deste ano. Ações do tipo, integrantes do movimento SOS Agro RS, estão sendo coordenadas em todo o Rio Grande do Sul, com foco em Porto Alegre, para onde também se deslocaram produtores rurais da região.

O sentimento demonstrado pelos participantes do ato é de insatisfação com a atuação dos governos em relação à ajuda fornecida ao setor primário. “Até agora, para os agricultores não veio nada. Não tivemos ajuda, amparo nenhum”, lamenta Fernando, produtor rural de Vera Cruz e um dos integrantes do protesto. Para ele, as intempéries climáticas do primeiro semestre foram “terríveis, uma quebra jamais vista”.

LEIA MAIS: Agricultores se manifestam às margens da RSC-287 para cobrar apoio do governo federal

Publicidade

Fernando aponta o prejuízo financeiro causado pelas chuvas, visto que os agricultores estão acumulando prestações para pagar, contas e o custeio. Luciana, também produtora rural e presente na manifestação, comenta que os últimos três anos foram de seca, e justamente quando as expectativas para as lavouras estavam positivas, vieram as chuvas excessivas. “A gente não está pedindo nada mais do que é justo. A gente quer pagar as nossas contas, as nossas dívidas, mas quer que o governo valorize o nosso trabalho e veja nós, produtores, como indivíduos que têm um valor para a sociedade”, enfatiza.

A expectativa é de que, ainda na tarde desta quinta-feira, 8, o governador Eduardo Leite se encontre com os manifestantes que se mobilizaram em Porto Alegre. Em Vera Cruz, o ato segue até que haja uma resposta por parte do Estado. Entre as reivindicações estão o perdão das dívidas para os mais atingidos da enchente, a prorrogação das dívidas e mais linhas de crédito.

Colaborou John Kaercher Machado

Publicidade

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.