Política

Manu Mantovani estreia na Câmara com projetos que visam mitigar impactos da crise climática

A vereadora Manu Mantovani (PT) estreou na Câmara na sessão dessa segunda-feira, 3, com o objetivo de cumprir seus compromissos de campanha. A petista protocolou, de uma vez, três projetos de lei (PLs) que buscam diminuir os impactos da crise climática, principalmente para as populações mais vulneráveis como meninas e mulheres. Manu ressaltou que os PLs fazem parte de um movimento, iniciado em outubro, de parlamentares mulheres em nível nacional, estadual e municipal em busca de justiça climática. 

Os projetos de lei têm que tramitar na casa legislativa por pelo menos três sessões ainda, antes de serem votados. Um cria o programa “Rua Pavimentada e Arborizada”, que tem como objetivo promover a pavimentação de forma consciente e sustentável, priorizando a redução de superfícies impermeáveis, a ampliação de áreas verdes e a adoção de estratégias mitigadoras para os impactos ambientais das obras de pavimentação na cidade de Santa Cruz do Sul. 

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova Programa Caixa D’Água Social em Santa Cruz

Publicidade

O outro PL estabelece diretrizes para o levantamento, organização e divulgação de dados sobre os impactos da crise climática na vida de meninas e mulheres, considerando desigualdades de gênero, raça, classe, bioma e geração, para a instituição do “Observatório de Gênero, Raça e Crise Climática”. O terceiro projeto de lei cria a política municipal “Alerta Clima na Escola”, que visa desenvolver o Mapa Colaborativo de Riscos e Soluções Climáticas e estabelece diretrizes para a participação da comunidade escolar no planejamento de ações de resiliência urbana.

Homenagem ao Comitê Pela Paz na Palestina rejeitada

A vereadora Manu Mantovani apresentou, ainda, uma moção de congratulações ao Comitê Pela Paz na Palestina, Contra o Apartheid e o Genocídio, em alusão ao Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, comemorado em 29 de novembro, que não foi aprovada pelos vereadores. “Essa homenagem ser rejeitada me entristece, mas não me surpreende, levando em consideração a representatividade que temos na Câmara e levando em consideração que era uma homenagem que fala em paz e solidariedade”, comentou. 

LEIA TAMBÉM: Câmara de Vereadores de Santa Cruz abre licitação para construção de nova sede

Publicidade

Segundo Manu, os vereadores usaram argumentos que nada tinham a ver com a proposição, que era uma homenagem em solidariedade às dezenas de famílias palestinas que vivem em Santa Cruz. Uma posição que é fruto do desconhecimento do nosso legislativo sobre o povo palestino que vive aqui, afirmou. Desde sua criação, o Comitê Pela Paz na Palestina tem atuado de forma sistemática em defesa do povo palestino promovendo ações de conscientização, educação e informação, em especial, no que se refere ao genocídio ocorrido em Gaza, por meio de palestras em escolas, atividades culturais e manifestações públicas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.